2017/03/02

Novo Volvo XC60 não só trava sozinho como se desvia de obstáculos


A Volvo é uma das maiores responsáveis pela promoção de sistemas de segurança nos automóveis, e a nova geração do seu sistema City Safety já não se limita a travar o carro, podendo também desviar-se do obstáculo para evitar colisões.

O novo XC60 da Volvo vem equipado com um sistema City Safety melhorado, que já não se contenta em aplicar os travões automaticamente para impedir ou minimizar os riscos de uma colisão. Com esta nova versão, o carro ganha também a capacidade de se desviar activamente, reduzindo ainda mais o risco de eventuais colisões que já não pudessem ser evitadas unicamente  pela via da travagem.

O sistema funciona entre os 50 e os 100km/h, e é capaz de detectar peões, outros veículos ou animais de grande porte; e vem acompanhado de outras melhorias a nível da detecção e recuperação automática da saída de faixa involuntária (tanto em direcção à berma como da faixa que circula em sentido oposto), assim como a aplicação da correcção do volante para evitar colisões com veículos nos ângulos mortos.

Não é ainda o sistema 100% autónomo que nos permita ir a ver uns filmes enquanto seguimos viagem até ao nosso destino, mas são pequenas ajudas que podem evitar que pequenas distracções se tornem em acidentes com consequências potencialmente fatais.

1 comentário:

  1. A tecnologia presente nos últimos Volvo já é mais que suficiente para condução autónoma estilo Tesla. Por exemplo, no XC90 e nos S/V90 dá para activar condução totalmente autónoma em determinadas circunstâncias durante pequenos períodos de tempo (dá jeito para mandar sms!). A Volvo provavelmente tem isso castrado por razões de segurança.

    ResponderEliminar