2017/03/02

Oppo 5X enfia zoom óptico de 5X num smartphone


Muitas têm sido as formas procuradas pelos fabricantes para melhorarem o desempenho das câmaras nos smartphones, mas a Oppo decidiu enfrentar um dos desafios mais complicados: adicionar um zoom óptico de 5X a um smartphone.

A Oppo já nos trouxe algumas soluções curiosas em termos de câmaras fotográficas em smartphones (incluindo as câmaras rotativas motorizadas), mas este Oppo 5x arrisca-se a ser aquele que mais atenções irá atrair. Por agora o Oppo 5X não passa de um protótipo que vem demonstrar um enegenhoso sistema que permite integrar um sistema de zoom óptico de 5x, com duplo sistema de estabilização, num smartphone.

O conjunto completo tem apenas 5.7mm de espessura, pelo que poderá ser utilizado até nos smartphones mais finos, e o "truque" consiste em colocar as lentes não de forma perpendicular como é habitual, mas de forma paralela, o que faz com que esta câmara com zoom óptico mais se assemelhe a um periscópio deitado, que espreita cá para fora.

Resta saber que tipo de fiabilidade e resistência este sistema terá a médio/longo prazo (já que bem sabemos que os smartphones são sujeitos a todo o tipo de abusos, quer propositados quer acidentais), mas parece-me garantido que se o sistema resultar, não demoraremos a ver diferentes fabricantes a copiar a ideia e lançarem smartphones com zoom óptico idêntico ao destes Oppo 5X.

8 comentários:

  1. Copiar a ideia, (vírgula) - pagar uma licença pelo uso da ideia, que suponho ter sido patentada.

    Então a Oppo investiga. Mostra que a solução tecnológica a que chegou funciona - regista a patente - e agora vem outro qualquer e copia?!

    Está bem que não sejam patenteáveis coisas óbvias ou genéricas - como o botão de disparar numa máquina fotográfica. Agora, um novo processo de ajustar as lentes numa objectiva para smartphone parece-me uma patente a proteger.
    P.S. A Oppo já disse que licenciada a tecnologia.

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está inovação!

    ResponderEliminar
  3. A Sony já copiou :)
    Sony Cyber-shot DSC-T1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que já tinha sido "cópia" da Minolta DiMAGE X de 2002. :)
      https://www.dpreview.com/reviews/minoltadimagex

      Eliminar
    2. :)
      e há mais minolta/konica parecidas com as sony.

      Eliminar