2017/03/06

Primeira casa impressa na Rússia


Na Rússia já se imprimiu a primeira casa directamente no local de construção, sinalizando apenas um primeiro passo de algo que se deverá tornar bastante mais comum no futuro.

A impressão 3D vai transformar o mundo da construção, até quando falamos das coisas em grande escala como é o caso da impressão de casas completas. Embora esta primeira casa impressa em 3D possa ser considerada uma casa modesta, com reduzidos 38m2 de área, o que importa é o facto de demonstrar a viabilidade deste sistema de fabrico, que permite construir casas com paredes com qualquer forma, e que seguem precisamente as linhas concebidas pelo engenheiro ou arquitecto, sem espaço para erros humanos.


O único "cuidado" que foi preciso ter tinha a ver com as temperaturas de operação. Embora a impressora possa funcionar em ambientes até -35°C, a mistura de betão que estava a ser usada como "tinta" só podia ser impressa a temperaturas superiores a 5°C. Situação que foi resolvida com a instalação de uma tenda climatizada que permitiu fazer a impressão mesmo durante o frio Inverno russo. A impressão em si demorou apenas 24h, pelo que também obriga a repensar toda a noção de que a construção de uma casa é uma coisa demorada.

Neste caso, o resultado total foi coisa para custar cerca de 10 mil dólares, mas fico à espera de ver exemplos de casas impressas em 3D com maior área e características mais "artísticas".


4 comentários:

  1. Mas não levou nenhuma estrutura em ferro... será que não se parte com facilidade ?

    ResponderEliminar
  2. Ficam algumas dúvidas: Como é que instalam as tubagens e cabos eléctricos?
    Como é feita a cobertura? Também é impressa? E casas com mais de um andar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso ficou claro no video, tem que ser feito á parte porque a impressora parece que só trabalha com um único material, um tipo de cimento... Mas no futuro certamente poderá imprimir mesmo tudo!

      Eliminar
  3. Impresso foi o projecto , o resto é feito por uma máquina que chamam " impressora " e depois segue o trabalho normal que existe em casas pré-fabricadas , o que parece ser positivo é a rapidez da secagem dos materiais e toda a construção .

    ResponderEliminar