2017/03/01

Próximo iPhone poderá usar ficha USB Type-C?

A chegada da nova geração de iPhone ainda está a muitos meses de distância, mas a euforia dos rumores não pára, havendo agora quem diga que o novo iPhone poderá vir equipado com ficha USB Type-C.

Rumores, como se costuma dizer, há para todos os gostos. Temos rumores que dizem que o iPhone não irá utilizar um ecrã OLED flexível mas sim um OLED plano; outros que dão como garantido a presença de um ecrã flexível como os que equipam os modelos "edge" da Samsung; outros que garantem a presença de um sensor de impressões digitais integrado no ecrã, etc. etc. E agora, este avançado pelo WSJ, de que a Apple optará por usar uma ficha USB Type-C no novo iPhone.

Ora, a Apple já demonstrou, ao longo dos anos, que não tem problemas em mudar ou abandonar fichas (incluindo a "coragem" de ter acabado com a ficha dos headphones tradicional), pelo que a troca do Lightning por um USB-C mais versátil não seria assim tão chocante. Por outro lado, seria uma opção estranha, considerando que isso colocaria em causa todos os acessórios concebidos para a ficha Lightning, e que por agora vão garantindo que os parceiros tenham que pagar a devida taxa dos produtos "Made for iPhone". Poderá dar-se o caso de que o rumor se refira a algo bem mais simples, e que seja apenas o cabo de ligação ao iPhone venha com ficha lightning e USB-C, o que permitiria a ligação directa entre os novos MacBooks e o iPhone, sem necessidade de adaptadores.

Como sempre, certezas só mesmo no dia da apresentação oficial... ou algumas semanas antes, quando a quantidade de rumores coincidentes e leaks começarem a tornar mais certo aquilo em que se possa acreditar ou não. Até lá... os interessados bem que poderão ir amealhando o maior número de euros possível, pois este novo iPhone deverá ser o mais caro de sempre e ter preço a começar nos 1000 euros.

5 comentários:

  1. Vai ser USB-C, mas com um formato triangular... para obrigar toda a gente a comprar cabos novos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O preço claro.. será em "conta"

      Eliminar
    2. Claro, até porque nem foi a Apple a primeira a usar USB-C 3.1.

      Eliminar
  2. Isto é um rumor daqueles que custa muito a acreditar para quem percebe de Apple:

    http://daringfireball.net/2017/02/wsj_lightning_usbc_rumor

    ResponderEliminar
  3. Temos então:
    - O carregador habitual da Apple com uma porta USB - para carregar é é preciso um cabo USB - Lightning
    - Os MacBook, desde 2015, com uma porta USB-C - para ligar é preciso um cabo USB-C - Lightning.

    Não há um cabo que dum lado encaixe os terminais USB e USB-C e do outro é Lightning - e resolve-se o problema das compatibilidades das portas?

    Há alguma necessidade de mudar a porta Lightning do iPhone/iPad para USB-C?

    ResponderEliminar