2017/03/09

Teclado Gboard da Google ganha tradução


O teclado da Google tem vindo a receber melhorias regularmente, e agora ganha mais algumas excelentes funcionalidades, incluindo a capacidade de tradução imediata que dispensará o recurso ao Google Translate.

Para os utilizadores que regularmente dão uso às traduções, o Gboard passa a disponibilizar a possibilidade de fazer as traduções de forma imediata directamente no teclado. No fundo acaba por ser o equivalente a ter um mini-Google Translate acessível directamente a partir do teclado - por agora com a limitação de não permitir as traduções em modo offline (certamente para evitar a dependência de downloads adicionais dos dicionários, como acontece com o Google Translate).


Ainda assim, é uma excelente idea colocar a opção de tradução directamente no teclado, que será aquilo a que mais se irá dar uso quando se está em qualquer local onde se deseje comunicar... embora por outro lado nos faça perguntar se, um dia destes, o Gboard ainda se arrisca a tornar num mini-sistema operativo que faça "tudo" (tal o ritmo a que a Google lhe vai adicionando coisas).



Outra das novidades desta última versão do Gboard é a possibilidade de usar temas visuais de forma mais organizada. O Gboard já permitia escolher entre diferentes estilos de teclado e até a utilização de fotos, mas agora isso passa a ser feito através de um seleccionador de temas que disponibiliza diferentes categorias de estilos de forma mais estruturada. Uma mais valia para os fãs da personalização... mas que pessoalmente dispenso, pois basta-me que disponibilizem o teclado com um tema escuro/claro.


Também há outros pequenos ajustes, como um atalho para acesso às definições de voice typing, ou a previsão de texto também se aplicar aos emoji, mas basicamente, é isto.

8 comentários:

  1. Nunca mais usei o Swiftkey e foi a melhor decisao que fiz...estava demasiado lento para o meu velhinho Nexus 5, mas com o Gboard parece novo.

    E pensar que ja fez um ano que a Microsft comprou o Swiftkey ? :O

    ResponderEliminar
  2. Uso o Gboard para IOS - por causa do deslizar dos dedos pelas letras para escrever. Depois de alguma prática não se quer outra coisa :)

    ResponderEliminar
  3. É pena no iOS ainda não suportar múltiplos idiomas simultaneamente, ou seja, sem ter que trocar manualmente entre eles, como já faz o SwiftKey há muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, está enganado. O iOS já suporta idiomas simultâneos desde a versão 10.0

      Eliminar
    2. AJM, na minha afirmação queria referir-me ao autocorrect.
      O GBoard e o teclado nativo suportam múltiplos idiomas, mas sempre que queremos escrever num dos idiomas configurados, precisamos de alternar manualmente o idioma do teclado para ser reconhecido e para podermos ter as sugestões certas. O SwiftKey mostra sugestões de autocorrecção para múltiplos idiomas sem ter que fazer qualquer alteração. É por esse aspecto que acho o SwiftKey mais prático.

      Eliminar
  4. Eu já tentei vários teclados mas acabo sempre por voltar ao teclado original. Agrada-me o método de escrita tipo swiftkey, mas julgo que ainda não foi verdadeiramente bem implementado por ninguém. O teclado da Apple, para mim, acaba por ser o que é globalmente melhor.

    ResponderEliminar
  5. Assim que a Microsoft comprou o SwiftKey fui para o GBoard. Na altura faltavam features mas foi melhorando a tal velocidade que agora quando uso o SwiftKey no telemóvel da minha mãe acho lento e pouco intuitivo. A Google fez muito bem em apostar no teclado.

    ResponderEliminar
  6. Como é que a activa a tradução imediata no ios? Já vasculhei tudo é nunca me aparece a opção quando carrego no G...Apenas me dá a procura??

    ResponderEliminar