2017/04/25

Disney usa Projection Mapping para maquilhagem digital em tempo real


A Disney tem todo o tipo de projectos de investigação interessantes, e o Makeup Lamps mostra-nos como o futuro dos actores poderá dispensar as horas passadas no processo de maquilhagem, substituindo isso por projection mapping capaz de os acompanhar em tempo real.

Depois dos projectos de projection mapping sobre rostos estáticos já começaram a surgir exemplos capazes de seguirem rostos em movimento com resultado surpreendente. Neste Makeup Lamps da Disney não se usam projectores a 1000fps, mas são usados vários truques - como a previsão de movimento - para minimizar o risco de desfasamento entre a imagem projectada e a posição do rosto.

De resto, o sistema é capaz de não só projectar imagens estáticas sobre o rosto do actor, como também imagens animadas, ou até imagens dinâmicas em função das suas expressões ou movimentos (ou até mesmo simular condições de iluminação em função da sua posição).

É o tipo de tecnologia que eventualmente poderemos vir a ver aplicada em parques de diversões... ou até em peças de teatro ou outras actividades, onde o actor poderá trocar de maquilhagem com o toque de um botão, e sem se preocupar com o trabalho de limpeza no final da peça. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário