2017/04/30

Elon Musk revela planos para a sua rede subterrânea


Ter ficado preso no trânsito serviu de inspiração a Elon Musk para se aventurar na área da escavação de túneis, e agora partilha a sua visão de como os túneis poderão ser usados a par dos veículos autónomos para acabar com o trânsito citadino.

Elon Musk quer revolucionar a construção de túneis de modo a permitir a sua escavação mais depressa e de forma bastante mais económica e, mais importante, é aquilo que depois espera conseguir com eles. A ideia será libertar as estradas da superfície do grande parte do fluxo de tráfego, criando uma rede de circulação "3D" subterrânea que os carros autónomos poderão utilizar para circular com a máxima eficiência entre diferentes pontos.

A ideia não é propriamente nova (há muito que se falam de módulos de transporte autónomo que poderiam transportar carros) mas há alguns pormenores interessantes, como o facto de a entrada nos túneis poder ser feita através de "lugares de estacionamento" que na verdade actuam como elevadores e bases de transporte, permitindo a circulação subterrânea a velocidades de 200km/h que seriam impossíveis de praticar numa estrada de superfície no meio de uma cidade.

Se este futuro alguma vez se concretizará, isso é que teremos certamente que esperar algumas (muitas) décadas para saber.

6 comentários:

  1. Gostei. É uma ideia estupenda.
    As novas gerações teem a possibilidade de a concretizar.
    Será um futuro mais tranquilo, creio eu.

    ResponderEliminar
  2. Então em vez de se esperar que o carro da frente arranque, espera-se para que o carro da frente entre no módulo, ou para que o módulo faça a descida, ou para que hajam módulos disponíveis. Dá-me a impressão que vai criar 10x mais demoras.
    A não ser que....seja uma via prioritária para ricos! Nesse caso é 5 estrelas! :)

    ResponderEliminar
  3. É muito bonito em termos conceptuais... mas enquanto não estiverem todas as viaturas ligadas à "grid" o conceito acarreta sérios perigos/riscos... não sei se verificaram no video mas por exemplo, no momento em que a viatura se movimenta no "elevador", fica um buraco à superfície...sem qualquer "obstáculo"/sinalizador... não me parece difícil haver outra viatura (com condutor humano) a enfiar-se pelo buraco dentro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja um problema isso do buraco à superficie, basta colocar automaticamente algo que impeça o acesso aquela zona temporariamente. A construção da grid como fala sim seria o problema, com custos muito elevados.

      Eliminar
  4. E é de notar que quando o carro entra no "cesto", sobe uma barra à frente. Logicamente, deve subir outra na traseira. Creio eu.

    ResponderEliminar
  5. Eh pá...vocês já repararam que estão a discutir pormenores sobre uma tecnologia que não existe e que esta é apenas uma animação crude, só para dar uma ideia de como seria este sistema? Francamente! :)

    ResponderEliminar