2017/04/02

Hackers demonstram ataque a Smart TVs via emissões "pirata"


Ataques contra Smart TVs há muitos, mas agora há um que levanta mais preocupações por poder ser desencadeado sem que se tenha acesso físico ao aparelho, bastando usar um pequeno emissor.

Um grupo de hackers demonstrou o ataque, que recorre a um emissor barato para injectar os códigos maliciosos num canal de TV, e dessa forma explorar vulnerabilidades da Smart TV conseguindo tomar total controlo sobre o televisor. O facto de terem uma Smart TV actualizada não parece servir de muito, já que a demonstração foi feita com duas Smart TVs da Samsung com as mais recentes actualizações; e o factor preocupante é que de uma só vez os atacantes poderiam chegar a dezenas ou centenas de televisores se fizerem o ataque numa zona densamente povoada.

Há inúmeros aspectos que tornam este ataque bastante perigoso, a começar pelo factor "facilidade"; sendo que se um grupo de hackers levasse o trabalho a sério, poderia infectar a Smart TV com software que poderia espiar os utilizadores em suas próprias casas (no caso dos modelos equipados com microfones e câmaras).

... E claro... é melhor nem pensar no caso de um grupo de hackers se conseguir infiltrar num canal oficial que chegue a milhões de pessoas...

1 comentário: