2017/04/17

MB Way já deixa levantar dinheiro no Multibanco sem cartão


A partir de agora já não será preciso ter um cartão para levantar dinheiro no Multibanco, graças à nova funcionalidade de levantamentos MB Way, que permite fazê-lo usando apenas um código.

O habitual pedido de "introduza cartão" nas caixas Multibanco já pode ser ignorado para levantar dinheiro, caso tenham um código gerado pela app MB Way para fazer um levantamento. Os utilizadores MB Way podem gerar um código de 10 dígitos para um levantamento do valor pretendido, podendo esse código ser utilizado em qualquer caixa multibanco para levantar o dinheiro sem que seja necessário ter um cartão bancário.

O código pode ser utilizado pelo próprio utilizador, ou ser enviado para qualquer outra pessoa - que nem sequer precisa ser utilizador do MB Way, ou ter qualquer cartão bancário. Sendo que bastará dirigir-se a uma máquina Multibanco, carregar na tecla verde, e de seguida introduzir o código com os 10 dígitos.

Estes códigos expiram ao fim de 30 minutos, pelo a ideia é que os mesmos sejam utilizados no momento; sendo que se por algum motivo não puderem ser usados a tempo, bastará criar um novo código quando necessário e ficando aqueles sem efeito (e com a indicação de que os mesmos não foram utilizados na app do utilizador MB Way, que também poderá ver se os mesmos já foram utilizados).

Será uma forma simples e prática de enviar dinheiro para alguém em situações de emergência - por exemplo, alguém a quem tenham roubado a carteira durante as férias. Mas também já estou a imaginar que em breve se possa criar um novo passatempo nacional, com pessoas a sentarem-se à frente de uma caixa MB o dia todo a tentarem a introdução de códigos à sorte, a ver se por acaso acertam no "jackpot"... :)


Nota: antes de se aventurarem nisto, convém esclarecer que tentar acertar num código de 10 dígitos tem probabilidade muitíssimo inferiores à de acertarem no primeiro prémio de um Euromilhoes (1 em 10,000,000,000 vs 1 em 139,838,160) e que se conseguissem testar um código por segundo, demorariam mais de 317 anos a percorrê-los todos - sendo que o teriam que fazer em apenas 30 minutos. Ou seja... não será impossível acertar à sorte num destes códigos, mas... não contem com isso.

5 comentários:

  1. Haverão muitos codigos em uso pelo que a probabibilidade de ganhar um ''prémio'' é maior. Mesmo assim acho que o Euromilhões compensa mais :P

    ResponderEliminar
  2. € 400, é o limite diário (é o mesmo dos levantamentos multibanco.

    Dentro de uma família é prático, embora o SMS "Manda-me aí um Plim" também.
    P.S. A CGD não usa diretamente o MB Way. Tem um app que lhe está ligada - a Caixa Plim. Recebo de vez em quando um SMS desses :(

    ResponderEliminar
  3. E será que é possível 2 pessoas em 2 ATM diferentes colocarem o mesmo código ao mesmo tempo? :P

    ResponderEliminar
  4. se conseguissem testar um código por segundo, demorariam mais de 317 anos a percorrê-los todos - sendo que o teriam que fazer em apenas 30 minutos. Ou seja... não será impossível acertar à sorte num destes códigos

    os 30 minutos não tem nada a ver com o problema ;) mas é difícil na mesma

    de qualquer forma é melhor ninguém meter os 0123456789 eheh

    ResponderEliminar