2017/04/21

NOS multada por assediar e enganar clientes


É do conhecimento geral que diversos operadores no nosso mercado recorrem a tácticas bem agressivas para angariar e tentar manter clientes, mas nalguns casos ultrapassam todos os limites - coisa que agora valeu uma multa de 210 mil euros à NOS.

A ANACOM multou a NOS por esta ter prestado informações falsas e ter assediado uma cliente. As informações falsas eram referentes à exigência do pagamento de penalizações associadas ao período de fidelização quando estes já não se aplicavam, cobranças de serviços que deveriam ser gratuitos, entre outros.

Ficou também demonstrado o assédio a uma cliente idosa e doente (casos como estes, infelizmente, também bem conhecemos, com a população idosa a ser tratada como "alvo fácil") e ainda o não cumprimento dos procedimentos para o cancelamento de contratos por iniciativa dos clientes, segundo o que é definido pela ANACOM.

Não sei se esta multa, que continua a ter um valor irrisório para um operador desta dimensão, irá ter qualquer efeito prático na forma como os agentes dos operadores lidam com os clientes (ou potenciais clientes). Talvez se as multas tivessem o valor multiplicado por 10 o efeito fosse mais notório e os operadores a tratar os clientes de forma diferente e com um pouco mais de respeito, e acima de tudo, com interesse em resolver as situações, em vez de se limitarem a ser uma "parede" com a qual é impossível dialogar sempre que se deseja tratar de algum assunto.

Teremos que esperar pelo próximo telefonema não solicitado... para ver se mudou alguma coisa.


P.S. De saudar a actuação da ANACOM, que assim vai demonstrando que até funciona e está atenta ao que se vai passando no nosso mercado. Esperemos que continue a fazê-lo.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ou então a ANACOM, para dar a entender que faz algo e que está do lado do consumidor lá cobrou uma multazita de cáca à NOS. Assim quando forem acusados de não fazer nada pelo consumidor podem sempre dizer que fizeram neste caso...

    ResponderEliminar
  3. Incrível. P que se passa dentro da ANACOM?
    Isto é totalmente anormal para o que temos sido habituados por aquela instituição. Alguém lá dentro estará doente?
    Quando voltarão a deixar as operadoras em paz?

    ResponderEliminar
  4. Mas pode permitir usar a multa como ameaça: "confirme isso por escrito e eu envio isso à ANACOM, acabaram de pagar uma multa, devem estar a querer outra" ... na maioria dos casos deve no minimo ver a situação novamente analisadas e muitos a virar a nosso favor

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Eu desconfio muito destas multas. Ainda no outro dia li uma notícia, Anacom com lucros de não sei quantos milhões. O problema é que mandam estas multazitas mas pouco muda para continuarem a poder cobrá-las. Isto é apenas para atirar areia para os olhos, eles enchem os bolsos à custa do pagante. É um caso positivo para escamutear tudo o resto.

    ResponderEliminar
  7. Estas multas são uns míseros trocos para as operadoras. É só para o "inglês" ver....

    ResponderEliminar