2017/04/10

Notícias do dia

A Ford criou um berço que simula passeio de automóvel; a Uber foi condenada a suspender serviço em Itália; a Samsung está a preparar o fabrico de monitores ultra-panorâmicos 32:9 (3840x1080) a 144Hz; uns impressionantes retratos hiper-realistas desenhados a lápis; a BrickerBot é uma botnet que destrói routers e outros dispositivos IoT; Rio Mondego passa a ter rede de sensores para alerta de cheias; e hackers concretizaram a ameaça e revelaram ferramentas secretas roubadas à NSA.

Antes de passarmos às notícias, relembro que estamos na recta final do passatempo que te pode valer um exemplar do livro "Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux" da FCA.

Adopção de VPNs aumenta nos EUA mas... em quais confiar?



Os recentes retrocessos feitos nos EUA que permitem aos operadores vender os dados dos clientes tem levado a um aumento da procura da utilização das VPNs, mas muitos utilizadores não têm consciência que a utilização de uma VPN não garante automaticamente o nível de protecção e privacidade que podem pensar ter.

Há muitos serviços de VPN que também guardam registos que se podem considerar excessivos, e alguns até podem fazer o mesmo e vender os dados sobre os clientes - para não falar daqueles que até contêm vulnerabilidades. Pelo que importa explorar um pouco e ver quais as VPNs que dão as melhores garantias... ou até considerarem criar a vossa própria VPN.


Investigadores criam material hidrofóbico ultra-resistente


Os materiais hidrofóbicos não são novos, tendo propriedades quase mágicas que lhes permitem repelir a água, mas infelizmente a sua aplicação resume-se a casos muito específicos por têm tendência para se gastar com facilidade. Agora, investigadores criarem um novo material que poderá expandir a aplicação prática, pois esta cobertura hidrofóbica pode resistir a todo o tipo de abusos, como exposição a raios UV, impacto, chamadas, e até corrosão química.

... Fico à espera que surja como opção para revestir os automóveis... :)




Estrutura das folhas pode dar origem a baterias de maior capacidade



São muitos os casos em que se fazem avanços tecnológicos olhando-se para o que a Natureza fez ao longo de milhões de anos de evolução, e agora poderemos estar prestes a ter baterias com maior capacidade graças à estrutura das folhas das plantas.

Cientistas replicaram nos eléctrodos das baterias a mesma estrutura utilizada pelos veios das plantas e obtiveram uma bateria com uma capacidade 25x superior, capaz de recarregamentos mais rápidos, e com maior tempo de vida! O problema será encontrar forma de criar as nano-estruturas em escala industrial e a preços economicamente viáveis... mas considerando o resultado, acho que todos agradeceríamos baterias com 25x mais capacidade!


Neurotransmitter 3000 dá uma viagem acrobática à medida de cada passageiro


São viciados em montanhas russas e nas mais alucinadas máquinas acrobáticas dos parques de diversões? Então vão adorar este Neurotransmitter 3000, uma máquina capaz das mais loucas manobras, mas que tem a particularidade de estar continuamente a monitorizar os sinais da "vítima" para saber quando é que está na hora de abrandar.

Os sensores medem a frequência cardíaca, temperatura e tensão muscular, e permitem que a máquina vá acelerando cada vez mais enquanto o passageiro se sentir confortável, mas abrandando assim que algum dos parâmetros ultrapassar os limites definidos.

... Já em tempos se falou de usar algo idêntico nos videojogos, para que o nível de dificuldade fosse ajustado de modo a nunca deixar o jogador atingir níveis elevados de frustração... :)




Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)