2017/04/28

Notícias do dia

O Messenger Lite já está disponível em Portugal; a Apple prepara serviço de transferência de dinheiro entre utilizadores; a Samsung trabalha em ecrã com os 4 lados curvos; temos os Xiaomi Redmi 4/4X e Note 4/4X em promoção; e o Tribunal Europeu diz que é ilegal vender Media Players pré-configurados para conteúdos pirata.

Antes de passarmos às notícias, relembro que o nosso meeting mensal é já amanhã e que esta semana estamos a oferecer um rato sem fios da Xiaomi.

Carro autónomo da Apple avistado na Califórnia



Ainda não se sabe bem quais as intenções da Apple em termos dos automóveis autónomos, mas não demorou para que fosse avistado um dos seus automóveis a circular na Califórnia após o pedido de autorização para testes que fez recentemente,

O carro é um Lexus, equipado com todo um conjunto de câmaras, radares e LIDAR, que lhe permitem recolher informação sobre tudo em redor; mas pelo que se pode ver, a Apple parece estar a usar apenas equipamentos comprados e não tecnologia própria (pelo menos por agora). Teremos certamente que esperar mais alguns anos para ficar a conhecer o que a Apple pretenderá fazer nesta área - sem esquecer que a Waymo (Google) já começou a fazer viagens para passageiros.


Facebook põe videos pirata a render para os autores legítimos



Até ao momento, quem visse um vídeo seu ser ilegalmente partilhado no Facebook só tinha duas opções: deixar que assim fosse, ou pedir para que o vídeo fosse removido. Agora, o Facebook aproxima-se do sistema implementado no YouTube e permite que o vídeo seja mantido mas com os lucros da publicidade a reverterem a favor do detentor dos direitos.

... Uma opção que certamente poderá tornar-se mais proveitosa do que tentar parar a partilha de vídeos que se tornem virais...


Chrome 62 começará a alertar que páginas HTTP são inseguras



Todas as páginas HTTP são potencialmente inseguras, e lentamente o Chrome avança no sentido de alertar os utilizadores disso; lentamente, para que ninguém entre em pânico ao ver um aviso sempre que acede a sites normais. No próximo Chrome 62, previsto para Outubro, esse aviso será indicado ao aceder a páginas HTTP em modo incógnito; e também no modo normal sempre que se esteja a introduzir dados num formulário.

... No Chrome actual este aviso apenas é dado quando se introduzem dados considerados sensíveis, como passwords ou dados de cartões de crédito, em páginas sem HTTPS.


FCC quer remover proibição do throttling de dados



A FCC, outrora defensora da neutralidade da net, deu uma volta de 180° com a administração Trump, e agora prepara-se para derrubar um dos pilares considerados indispensáveis para essa mesma neutralidade: a proibição do throttling de dados.

Segundo o novo presidente da FCC, não está demonstrado que o throttling prejudica os consumidores, e ele acredita que os operadores têm a capacidade de se comportarem decentemente e só fazerem esse throttling em situações em que seja necessário. (Parece esquecer-se que isso já eles podem fazer, quando a sua rede "não dá para mais"... mas se lhes der a liberdade para fazer quando quiserem, bem sabemos no que isso irá resultar!)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]