2017/04/06

Notícias do dia

A Microsoft revela detalhes do Project Scorpio - a Xbox 4K; sem surpresas, o Galaxy S8 tem o melhor ecrã de sempre; o Waze vai partilhar relatos de acidentes com serviços de emergência Europeus; projecto de crowdfunding "fecha a garagem" a cliente que deixou avaliação negativa; e a Microsoft revela finalmente que dados recolhe do Windows 10.

Antes de passarmos às notícias, relembro que esta semana temos para oferecer exemplares do livro "Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux" da FCA.

Microsoft proíbe emuladores na Windows Store



A ideia de ter lojas de software fechadas pode parecer boa, mas só ó é até ao momento em que as mesmas decidem proibir certos tipos de programa que até poderíamos achar interessantes. No caso da Windows Store os emuladores de jogos são a última vítima, estando proibidos de entrar na loja da Microsoft.

O Nesbox Universal Emulator, que permite jogar jogos Nintendo e Sega no Windows 10 e usar um controlador Xbox One, foi removido e a MS actualizou as regras no final de Março passando a proibir a presença de emuladores de jogos. Claro que - por agora - ainda é possível instalá-los sem passar pela Windows Store... mas fica o receio: até quando isso continuará a ser possível?


Google diz que os seus TPUs são 30x mais rápidos que sistemas CPU/GPU



É inimaginável a quantidade de dados que a Google processa a cada instante, e há alguns anos que a empresa tem investido na criação de chips "feitos por medida" para responder às suas necessidades, e que resultaram nos TPUs (Tensor Processing Units) para o processamento de inteligência artificial. Agora a Google vem demonstrar o que valem, dizendo que estas unidades são entre 15 a 30x mais rápidas que sistemas CPU/GPU.

É preciso ter em consideração que estamos a falar de um tipo de processamento bastante específico (Machine Learning), mas mesmo assim são vantagens inegáveis, e que a Google espera maximizar ainda mais no futuro com novas gerações destes TPUs.


Teclado Gboard prestes a ganhar modo flutuante e teclas de edição



O teclado Gboard da Google parece estar prestes a ganhar mais funcionalidades, a avaliar pela versão beta. Uma delas será a possibilidade de redimensionar o tamanho do teclado e arrastá-lo para outra parte do ecrã, mas que estranhamente parece continuar a deixar ocupada a secção destinada ao teclado (o que poderá ser apenas um sintoma de ser uma versão beta).



A outra novidade será de interesse para todos os que já sentiram falta das teclas de cursor ao editar textos no seu smartphone. Um novo modo de edição dá acesso a teclas específicas que permitem mover o cursor e seleccionar texto, sem terem que se preocupar em andar a posicionar o dedo exactamente no local certo que pretendiam seleccionar.

Como sempre, agora é esperar algumas semanas para ver de que forma isto chega à versão oficial do Gboard.


LG OLED W7 já chegou a Portugal e custa €8499



O "Wallpaper TV" da LG já chegou a Portugal, e prepara-se para impressionar todos os que lhe ponham os olhos em cima. O LG W7 tem uma espessura super-reduzida (2.57mm) que cria uma verdadeira "janela" sobre a parede onde for aplicado, e graças à tecnologia OLED, oferece uma gama de cores e contraste que estão no topo da sua classe.

Quem o quiser ver ao vivo poderá fazê-lo do dia 7 até dia 9 na loja Worten do Colombo, onde estará em demonstração um W7 de 65". Os interessados já terão que ir preparando 8499 euros para o poderem levar para casa ou, no caso dos euros não serem problema, perguntarem quando é que chega o modelo de 77", que poderá ser mais adequado para preencher a parede (mas preparem-se psicologicamente, pois parece que é coisa para mais de 20 mil euros").


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)