2017/04/01

Reconhecimento facial do Galaxy S8 pode ser enganado por uma foto noutro smartphone


O novo Galaxy S8 vem com um sistema de reconhecimento facial renovado que facilita a vida dos utilizadores, mas há quem já esteja a descobrir que a facilidade pode ser demasiada, bastando mostrar uma foto do utilizador para desbloquear o smartphone.

Não se poderá dizer que este comportamento seja inesperado, pois já no passado muitos sistemas de reconhecimento facial foram enganados com fotos, e importa referir que a própria Samsung alerta para que o modo de desbloqueio via reconhecimento facial, embora prático, oferecer uma segurança inferior à da utilização da impressão digital ou o reconhecimento da íris.

Por isso, a questão que se coloca é se o utilizador dará prioridade à facilidade de acesso sempre que esteja à frente do seu Galaxy S8, ou se preferirá apostar na segurança e recorrer aos métodos de autenticação adicionais; sendo que no caso de usar o sensor de impressões digitais terá que pegar no smartphone e colocar o dedo no sensor que agora fica na parte traseira, e se usar o reconhecimento de íris terá que posicionar o smartphone e cabeça de modo a que os olhos fiquem na posição pedida para serem analisados.

Nota: a própria Samsung refere que o modo de desbloqueio por reconhecimento facial é menos seguro, e que o mesmo só pode ser usado para o desbloqueio e não para o Samsung Pay nem acesso à Secure Folder (Pasta Segura).

... Certamente no Galaxy S9 já teremos sensor de impressões digitais integrado no ecrã, e a parte de pegar nele para colocar o dedo no sítio certo passará a ser uma coisa do passado. ;P

4 comentários:

  1. É só rir :)
    Com a Apple/iPhone acontecem bugs, mas não é nada de parecido.
    Tem aqui um método de bloqueio/ desbloqueio mas não use porque não é seguro ;-)

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma duvida em relação a isto, é que em muitos comentarios no reddit ou ate no youtube, dizem que com o reconhecimento da íris isto nao acontece.

    Fico sem perceber como é que isto funciona...o reconhecimento facil nao está associado ao da iris?

    ResponderEliminar
  3. Estavam à espera do quê?

    Samsung é uma marca de fantochada.

    Já no S5, que meteram um sensor 2D de impressões digitais para aparecer na folha de especificações e não ficar atrás do 5s, e era o que era, entrava com impressões digitais que não eram registadas e foi descoberto como extrair as impressões digitais da máquina.

    ResponderEliminar