2017/04/26

Samsung bloqueia Fast Charging wireless de carregadores não-oficiais?


A Samsung parece não querer arriscar com eventualidades inesperadas no Galaxy S8, e alguns utilizadores estão a descobrir que o sistema de carregamento wireless com Fast Charge só funciona se se utilizar um carregador oficial da Samsung.

A Samsung foi uma das primeiras empresas a libertar-nos da questão dos dois principais standards de carregamento wireless, adoptando nos seus Galaxy S6 a compatibilidade tanto com os sistemas Qi como com os PMA, coisa que se tem mantido desde então, e que também está presente no novo Galaxy S8.

O carregamento wireless é sempre prático, e no caso da Samsung também implementou um sistema de "Fast Charging" para o acelerar ainda mais; um sistema que oficialmente só deveria funcionar quando se utiliza um carregador e base wireless da Samsung, mas que nos últimos anos tem sido suportado por algumas combinações de produtos não oficiais. Algo que agora não deverá acontecer com o Galaxy S8.

Já começam a surgir relatos de que carregadores wireless "fast charge" que trabalhavam bem com os Galaxy S7 não funcionam com o Galaxy S8 (podendo funcionar mas em modo normal de carregamento); embora por agora todos pareçam ter em comum a utilização de carregadores ou bases wireless que não são as oficiais. Se for esse o caso de alguns utilizadores com S7 a pensarem fazer a actualização para o S8, convém ter esse aspecto em conta...


Porque motivo a Samsung terá decidido ser mais restritiva no Fast Charging (wireless) do S8 do que no S7, isso só eles saberão - embora logicamente se tenha que pensar que poderá ser uma forma de evitarem potenciais problemas com as baterias que pudessem surgir derivadas de problemas com carregadores não oficiais, e que obviamente poderiam lançar o pânico no mercado de que o S8 pudesse sofrer do mesmo mal que afectou os Note 7.

1 comentário:

  1. Aqui o "je" é iPhone e carregador com fio 5W = 5V x 1A
    "Ah, mas a Apple diz que se pode usar os carregadores de 10W e de 12W do iPad".
    Diz sim senhor, já tenho usado e carrega mais depressa. Mas sou "supersticioso" com o 1A (com fio) - e procurar manter a bateria com carga entre os 40% e 80%.

    ResponderEliminar