2017/04/25

Yi Halo é a nova câmara VR 360 da Google


A Google é uma das empresas que mais tem apostado na tecnologia VR e captação de vídeo a 360°, e agora tem uma nova câmara 360 que vai atrair os profissionais: a Yi Halo.

Sim, estão a ler bem o nome. A Yi Halo é feita em parceria com a sub-marca Yi da Xiaomi que se dedica às action cams, o que acaba por fazer todo o sentido considerando que esta câmara 360 recorre a 16 câmaras independentes dispostas em círculo para captar vídeo a 360° com elevada qualidade, a que se soma mais uma apontada para cima, para garantir que não escapa nada (cada câmara pode captar vídeo 4K, pelo que, multiplicando-se por 17... bem, é só fazer as contas.)

O sistema tem um peso inferior a 4kg e autonomia para 100 minutos, facilitando o processo de captar vídeo 360 onde quer que seja necessário; e também conta com uma app que permite usar um smartphone Android como ecrã e controlador remoto. Depois de processado pela app de junção das imagens da Google, o resultado é vídeo VR a 360° com resolução 8K a 30fps, ou com resolução 5.8K a 60fps.

Se estiverem interessados, é brinquedo para custar 16,999 dólares... o que dá a módica quantia de 47 dólares por cada grau dos 360° captados. ;)


4 comentários:

  1. Pelo tamanho e pelo preço é destinada a profissionais! Agora esperemos que não tardem a lançar uma pequena e acessível ao grande publico porque ainda não há nenhuma em 3D...

    ResponderEliminar
  2. Nem precisavam de tantas. Criei o ano passado um sistema idêntico com 6 câmaras 4k Yi, instaladas num suporte impresso em 3D e ligado a um raspberry com stitch automático e com gps. Adiciona ainda hotspots automático para navegação entre panoramas e faz um 360 praticamente perfeito tanto em foto como video.
    Estou neste momento a testar a implementação de um Kinect, para fazer o scan 3d de interiores com texturas criadas pelas fotos com o mesmo sistema, juntamente com o levantamento das áreas de cada divisão "scanada".

    ResponderEliminar
  3. Será que esta parceria nos poderá trazer um "Nexus" ou pixel da Xiaomi no futuro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece. A Xiaomi/Yi estão apenas a usar os "planos open-source" que a Google disponibilizou para a sua plataforma VR360. Não me parece que sinalize nenhuma aproximação especial na área dos smartphones... Mas... nunca se diz nunca! :) Um Nexus da Xiaomi seria sucesso garantido.

      Eliminar