2017/05/24

1Password ganha Travel Mode para proteger passwords nas fronteiras


O popular gestor de passwords 1Password ganhou um modo especial para viagens que poderá proteger as passwords da bisbilhotice dos guardas fronteiriços.

Hoje em dia qualquer pessoa está sujeita a chegar ao seu destino e ser confrontada com autoridades fronteiriças que exigem o acesso ao seu smartphone - arriscando-se a ter que voltar para trás caso não o faça. Para além de desbloquearem o smartphone, podem também ser "incentivados" a cederem o acesso às vossas passwords, abrindo o 1Password; e daí a implementação deste Travel Mode para um maior controlo sobre o que se quiser mostrar.

Este modo permite aos utilizadores (ou administradores) seleccionarem que contas deverão aparecer quando activam o modo de viagem, sendo que as restantes serão removidas dos dispositivos até que desactivem esse modo.


Dependendo dos serviços que acharem mais importantes ou que desejam manter em privado, bastará escolher o que querem mostrar ou não. Por exemplo, um caso que poderá ser frequente, poderão esconder-se as contas de serviços usados para efeitos profissionais, deixando apenas alguns serviços de uso pessoal; ou até poderão deixar apenas visíveis alguns serviços "dummy" criados apenas para que lá tenham alguma coisa (como uma conta de email secundária, etc.)

A este ritmo, qualquer dia teremos que ter os smartphones a correr múltiplos ambientes virtualizados, de modo a podermos escolher um para passar as fronteiras, e outro depois para usar na realidade...

2 comentários:

  1. Antes de viajar, fazemos um reset ao dispositivo e fica "branquinho".

    Quando chegarmos ao destino, repõe-se a cópia de segurança.

    ResponderEliminar
  2. Quem se preocupar com isso é comprar um telefone só para a viagem. Que é o que faz muita gente, nem metem senha... tome senhor, veja tudo o que quiser... e seguem viagem num instante.

    ResponderEliminar