2017/05/18

Android Go é um Android "lite" para os smartphones menos potentes


Os smartphones estão cada vez mais potentes, mas há milhares de milhões de pessoas para quem até um smartphone de 100 euros é um bem inatingível. Um problema que a Google espera resolver com o Android Go, que funcionará bem em smartphones com hardware bastante limitado, com 512MB de RAM ou até menos.

Ultimamente temos assistido à tendência dos serviços que cresceram para apps gigantescas lançarem versões "lite" das suas apps. Com o Android Go, a Google pega no novo Android O, que será mais eficiente que nunca (e que já está disponível em versão beta a partir de hoje) para criar uma versão ainda mais eficiente vocacionada para smartphones com hardware bastante limitado.

Nota: o Android Go continua a ser um Android O completo.

Este Android Go estará pensado de raiz para funcionar em equipamentos com menos de 1GB de RAM e com ligações de dados limitadas. Embora o Android Go tenha acesso a todas as apps da Play Store, existirão apps optimizadas para o Go, que não ocuparão mais de 10MB de espaço, estarão preparadas para funcionar em modo offline, e que terão em consideração o facto de que serão utilizados em smartphones com RAM limitada e CPUs mais lentos.

O Android Go contará com várias apps da Google optimizadas, como o Chrome e o YouTube Go. Este último com alguns detalhes interessantes, como um preview antes sequer de começar a descarregar o vídeo, a possibilidade de escolher a qualidade antes de o ver, ou até a capacidade para partilhar esse vídeo com outros smartphones de amigos usando transferências P2P.

Considerando que actualmente temos smartphones de 50 euros com características que superam estes requisitos indicados para o Android Go, é de esperar que esta versão possa permitir criar smartphones Android funcionais a preços verdadeiramente ridículos... E dou por mim a pensar: se este Android Go vai funcionar bem em tal dispositivos... como se comportará se o aplicarmos num topo de gama com o melhor hardware do momento? :)

5 comentários:

  1. Se houver um Chrome Go penso que todos os users ficarão a ganhar. é capaz de ser a app menos otimizada da google.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Há alguns anos saiu um Android One para telemóveis low e nunca ninguém usou. Será que este vai funcionar ou será mais um conjunto de apps lite como algumas empresas já têm?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o Android One, embora tenha sido aplicado a smartphones de gama média-baixa não tem qualquer diferença face ao Android normal. Define apenas uma plataforma (hardware) bem definida que agiliza o processo de lhes fazer chegar as actualizações.

      Mas sim, a incógnita, como refiro... é se os fabricantes considerarão essa possibilidade interessante, ou se continuaram a preferir deixar os seus smartphones sem actualizações como forma de promover a compra de novos modelos.

      Eliminar