2017/05/17

Apps sociais essenciais para Android

Há apps e mais apps, para tudo e para todos, mas há algumas que se podem considerar indispensáveis e serão das primeiras a ser instaladas em qualquer novo smartphone.


As lojas de apps foram um dos principais responsáveis pelo sucesso da actual geração de smartphones, e embora existam "milhões" de apps para todo o tipo de actividades e necessidades, há algumas que acabam por ser uma constante em praticamente todos os smartphones. Para além das apps de mensagens, também as redes sociais, que têm o maior número de utilizadores, constituem o grupo de apps obrigatórios, sendo que a elas se costumam juntar apps de notícias, jogos online, apps de fotografia, e... a lista prolonga-se até ao limite da capacidade de memória de cada smartphone.

Deixamos aqui uma lista de algumas das apps sociais essenciais para qualquer smartphone:

Facebook

Facebook – Existente em pelo menos 90% dos smartphones, esta app será indispensável para todos os utilizadores desta rede social, permitindo gerir toda a sua actividade na rede de forma mais simples e acessível. Ver o feed de notícias, fazer upload de fotos, enviar mensagens (através do Messenger, instalado à parte), fazem parte das coisas que se podem fazer. Em alternativa, recomendamos a utilização do Facebook Lite para quem preferir poupar bateria e dados....


Instagram

Instagram – Os smartphone vieram colocar-nos uma câmara sempre à mão, e o Instagram é responsável por fomentar que se captem ainda mais fotos. Hoje em dia até será fácil esquecer como o Instagram revolucionou as redes sociais "visuais", indo para além de uma plataforma de partilha e edição de fotos, tornando-se numa plataforma imprescindível para celebridades, empresas, e claro... para o cidadão comum. Podem também querer espreitar o Pinterest... que aposta numa vertente um pouco diferente, mas também tem crescido bastante...


Snapchat

Snapchat – A app de mensagens que veio revolucionar as mensagens, com forte aposta na imagem, enviando fotos e vídeos com maior facilidade que nunca; e rapidamente tendo conquistado as gerações mais jovens e todos aqueles que não têm muita paciência para escrever.


Twitter

Twitter – A rede social mais "instantânea" do momento tem tido os seus altos e baixos, para além de tentar lidar com a forte presença de bots e trolls que até podem influenciar eleições presidenciais. Ainda assim, continua a ser o local preferencial para descobrir o que se passa no mundo, horas antes dessas mesmas notícias chegarem aos canais noticiosos tradicionais.


WhatsApp

WhatsApp – Mensagens, mensagens e mais mensagens... o WhatsApp veio ocupar o lugar das SMS tradicionais, com a grande vantagem de que bastará ter uma rede WiFi por perto para se poder trocar mensagens sem qualquer preocupação de se ultrapassar o limite de SMS permitido pelo nosso tarifário. Embora tenha sido comprado pelo Facebook, continua a operar de forma "independente", e também a apostar na segurança das suas comunicações usando encriptação. Em alternativa, podem espreitar o Telegram.




Claro que as apps essenciais não se ficam por aqui, mas tendo estas instaladas... já poderão estar em contacto com os amigos e outras pessoas que poderão sugerir que apps deverão instalar a seguir. :)

22 comentários:

  1. Das Apps apontadas, só tenho instalada o whatsapp e o uso que lhe dou é muito reduzido (e profissional). Devo estar na minoria mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho 3 em 5 (em Android), e só não são as 5 porque as que "faltam" tenho-as instaladas em iOS. (Quanto a dar-lhes uso regular... isso é que já é outro assunto. :)

      Eliminar
    2. Idem... devia-se chamar apps curriqueiras

      Eliminar
    3. Também faço parte da minoria... só tenho o WhatsApp...

      Eliminar
    4. mais um para minoria...whatsapp so para falar com uma pessoa que nao quer outra coisa...do resto e lixo para mim...

      Eliminar
    5. Não tenho nenhuma das indicadas... :D

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Falta allo, Duo, spotify, google photos, tradutor e waze :D

    Dispenso o snapchat, visto que é uma das piores apps que já tive a oportunidade de usar.

    ResponderEliminar
  4. Apps essenciais = top 5 das redes sociais mais usadas?
    Estou confuso... e se eu não usar o smartphone para socializar, mas sim para algo produtivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a dizer que socializar não é produtivo? :)

      Mas, mais a sério: se for para ser produtivo, as apps que utilizares irão ser obviamente altamente dependentes daquilo em que pretendes ser produtivo: para uns poderão ser apps de escrita, para outros poderão ser apps de edição de fotos ou vídeos, para outros apps de estatística, línguas, saúde, etc. etc.

      ... Mas em todas elas, penso que haverá a constante de "querer comunicar" ou estar a par do que acontece... daí estas se poderem considerar "essenciais".

      Eliminar
  5. As minhas apps essenciais:
    - Messaging: Telegram/ Whatsapp/ FB Messaging/ Hangouts
    - Google Services: Google Play Music/ Maps/ Search/ Drive/ Inbox/ Keep/ Home (ChromeCast)
    - Photo: Google Photos/ Snapseed
    - Video: YouTube/ Netflix/ HaystackTV/ NBC News
    - Social: Facebook/ Twitter/ Tumblr

    SmartPhone + ChromeCast + Kanguru

    Há outras, mas sem estas não vivo (bem ... vivo, mas sinto que me falta qualquer coisa).

    ResponderEliminar
  6. Não me parece que nenhuma delas seja uma das apps essenciais em Android, nem perto disso. Quanto muito serão as redes sociais mais utilizadas.

    Acho que uma app essencial é algo que faça a diferença no funcionamento do dia a dia do mesmo.

    Contudo dessas app's, apenas tenho instalado o whatsapp. Embora não aprecie muito, neste caso, para comunicar com determinadas pessoas, tenho de seguir a maioria.

    ResponderEliminar
  7. Não uso nenhuma das indicadas.
    Uso Viber e messenger
    E m.facebook.com

    ResponderEliminar
  8. O título é um belo chamariz mas estava à espera das outras Apps "essenciais mas não tão sociais" em que se gasta bastante tempo nelas a consultar info. Resumida/ vinha à procura de encontrar novidades no mundo das apps.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica anotada a sugestão para as "apps essenciais mais desconhecidas" obrigatórias para todos os Androids... :)

      Eliminar
  9. No meu Nexus 6P as apps essenciais (para mim) são:
    Hangouts, Google Maps, PlayerFM, Google Camera (sempre em HDR+), Cinema-FV5, Google Photos, Google Plus, e Google Keep, e Aliexpress :)
    Vamos ver se o Allo e Duo ganham novo folgo daqui a pouco com o Google IO.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente, isto é um claro exemplo de clickbait.
    Muito triste mesmo... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, não esperava um artigo, se é que se pode chamar isso, deste nível no AadM

      Eliminar
    2. Ok, agora sim, faz mais sentido e dignifica a qualidade desta 'casa'. ;)

      Eliminar
    3. Preparar e agendar posts às 3 e 4 da manhã tem por vezes efeitos secundários adversos... :)

      Eliminar