2017/05/09

Autoridade Tributária lança app de IRS 2016


Entregar o IRS em Portugal passa a ser mais fácil para quem não quiser usar o computador, graças à chegada de uma app oficial do IRS 2016 para Android e iOS.

Depois de muitos anos a obrigar-nos a ter o Java instalado nos nossos computadores, a Autoridade Tributária acompanha os tempos e lança a app IRS 2016 que vem ao encontro dos desejos do público, que já vai preferindo utilizar os seus equipamentos móveis para fazerem (quase) tudo o que tradicionalmente faziam nos seus computadores.

A app permite aos contribuintes abrangidos pelo regime de IRS Automático entregarem a sua declaração, mas permite também que todos os outros possam consultar o estado do seu processo. Falta ver se no futuro (IRS 2017?) as apps começarão a evoluir no sentido de permitir a entrega para todos os regimes - embora pessoalmente preferisse ver a AT a apostar mais na entrega via web (sem dependências de Java).

... De qualquer forma, haveria uma forma super-simples de garantir que os portugueses aderissem em massa a esta app: bastaria oferecer um desconto nos impostos para quem a utilizasse! :)


A app IRS 2016 está disponível para Android na Play Store da Google, e também para iOS na App Store da Apple. E não se esqueçam que o prazo para a entrega das declarações de IRS termina a 31 de Maio.

4 comentários:

  1. É de louvar a aplicação.. Pena é o estado ter gasto mais uns trocos aos contribuintes quando já passou mais de metade do prazo de submissão do IRS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura especulação minha: o planeado seria lançar a app no início do período... mas os habituais atrasos imprevistos fizeram derrapar para agora... :)

      Eliminar
    2. podes crer.. foi falha no levantamento de requisitos.. hehe

      Eliminar
  2. Entretanto num desktop continuam na idade da pedra com IE e flash.

    ResponderEliminar