2017/05/31

Chrome pode gravar vídeo e áudio sem dar indicação

O WebRTC deu aos browsers a capacidade de acederem a câmaras e microfones sem necessidade de recorrer a plugins externos (como o Flash) mas no caso do Chrome há a possibilidade de um site malicioso gravar o utilizador sem qualquer indicação visual do que está a acontecer.

Quando uma página está a aceder à câmara ou microfone, o Chrome faz surgir um pequeno ponto vermelho na "tab" em questão, para que o utilizador saiba o que está a acontecer. No entanto, um site que tenha permissão para aceder a estes periféricos poderá abrir uma janela "headless" (que fica fora da barra de tabs) que faça essa gravação sem que seja dada qualquer indicação visual de que se está a ser gravado.

A situação não é tão preocupante quanto se poderia suspeitar, porque para que um site possa fazer isto será necessário que o utilizado primeiro dê expressamente o consentimento para aceder à câmara e microfone. Ainda assim, haverá sempre a possibilidade de um site arranjar forma de pedir essas permissões (por exemplo, apresentando algo com piada que aplica efeitos à imagem ou voz) e posteriormente dar início a essas gravações sem que o utilizador se aperceba.



Embora a Google também não encare isto como vulnerabilidade (uma vez que o utilizador tem que dar a permissão para que isto seja possível), é de esperar que a equipa do Chrome arranje forma de exibir um qualquer indicador visual sempre que uma página estiver a aceder à câmara - mesmo quando o estiver a fazer a partir destas janelas avulsas.

... Os utilizadores do Chrome certamente ficarão mais descansados. :)

6 comentários:

  1. E aquela luz que se liga quando a câmara grava? Não acende? Muitos portáteis têm isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até há hacks que impedem que essa luz acenda, para que não se saiba que está On...

      Eliminar
  2. nada que a fita isoladora preta em frente à câmara e ao microfone não resolva... faz anos que tenho assim os portáteis cá em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora deixe de teclar pois o que escreve pode ser "lido".

      Eliminar
  3. Também conheço muita gente que tapa a camâra os portáteis e monitores com fita adesiva. Alias, o minitor que estou a usar neste momento, um HP elitedisplay, até tem uma pecinha de plástico que desliza para a frente da câmara.
    Contudo, não deixa de ser curioso que a esmagadora maioria das pessoas que faz isto anda consntantemente com um smartphone no bolso que tem câmara, microfone, GPS, acelerómetro, etc, e nem sequer pensa nisso!

    ResponderEliminar
  4. Procurem e irão encontrar:
    Foto Mark Zuckerberg fita tapar câmara computador portátil

    ResponderEliminar