2017/05/09

Facturas electrónicas MEO enviadas para quem não é cliente - Parte 2


A saga das facturas electrónicas MEO chega a uma nova fase, concretizando-se os piores receios: de estar a receber facturas por engano destinadas a outra pessoa.

Há algumas semanas comecei a receber emails do MEO referentes a um suposto pedido de activação das facturas electrónicas. Uma vez que não sou cliente MEO foi fácil detectar imediatamente que se trataria de um qualquer erro, possivelmente de algum cliente que se teria enganado a introduzir o seu email. Tentar contactar o MEO pela via tradicional demonstrou ser problemático... mas felizmente a empresa tem presença activa no Twitter, e lá me disseram que iriam rectificar a situação.

O problema é que a situação não só não ficou rectificada, como tem piorado.

Passados alguns dias voltei a receber novos emails destinados ao tal cliente MEO, indicando que a "Área de Cliente" estava pronta a ser usada e que o (meu) email já estava associado a um login MEO. E agora chegamos ao cúmulo que eu pensava não ser possível: de começar a receber as facturas MEO destinadas ao tal cliente.

Desde o dia 28 de Abril, quando recebi o primeiro email que me fez suspeitar que o processo estaria longe de estar resolvido, que voltei a contactar o suporte do MEO via Twitter; tendo-o feito novamente no dia 3 de Maio; e sem obter qualquer resposta. Hoje, voltei a fazê-lo, dizendo que estou a receber as facturas electrónicas, e finalmente já tive resposta.


... Claro que depois de tudo o que já se passou, as minhas esperança de que o assunto fique efectivamente resolvido são nulas; e já começo a imaginar ter que contactar directamente o dito cliente (agora que tenho a sua morada, NIF, nº de cliente, informação bancária, e sei quanto gasta por mês no MEO).

Na vertente técnica, fico pasmado como é que, nunca tendo clicado nos links para validar as tentativas de associação ao meu endereço de email, o processo tenha aparentemente prosseguido sem qualquer problema, ao ponto de neste momento me serem enviadas estas facturas indevidamente. Mas, espero que o caso possa servir para que detectem o que se passou e façam as devidas correcções... Até lá, se por acaso conhecerem um senhor António Martins em Caneças, avisem-no do que se passa.

8 comentários:

  1. O pior de tudo é estarem a expor dados pessoais e confidenciais sem quaisquer confirmação, actos que deveriam ser severamente punidos pela lei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como contactar a CNPD e expor a situação.

      Eliminar
  2. Aconteceu-me algo idêntico. Comecei a receber mensagens com uma referencia para pagar a minha suposta conta da meo, no mês seguinte recebi outra mensagem a dizer que tinha facturas de x€ em atraso para pagar... inicialmente também pensei ser um erro, mas com a continuação das mensagens optei por ligar. Disse ao técnico que me atendeu que não achava normal receber mensagens de outra operadora com dados de uma factura que não é minha pra pagar! Perguntei o nome do titular do contrato, e o que supostamente não deveria ter acontecido, foram-me ditos os dados da pessoa. Acabei a chamada dizendo que não conheço a pessoa em questão e que não queria voltar a ser incomodado com tal situação. Retiraram o meu contacto que estava associado ao contrato e até à data não voltei a receber mais nada.

    ResponderEliminar
  3. Neste país uma das melhores formas de resolver assuntos deste género é chamar a TVI. É cada tiro cada melro!

    ResponderEliminar
  4. O nº de telefone da pessoa a quem se destina a factura deve constar na mesma... se calhar o mais fácil seria mesmo contacta-lo...

    ResponderEliminar
  5. Quando tenho problemas mais bicudos com a MEO, costumo enviar um email para provedoria-cliente@telecom.pt. Por norma são rápidos a resolver a situação.

    ResponderEliminar
  6. Também sugiro o contacto da provedoria do cliente.

    ResponderEliminar
  7. Para quem é cliente tem a mete nojo das newsletter que nunca pedi e que não dá para cancelar... tem lá o botão de cancelar mas não cancela nada e na área de clientes não dá para cancelar... a única forma é mesmo bloquear os e-mails deles no provedor de e-mail.

    ResponderEliminar