2017/05/18

Google Photos ganha partilhas recomendadas e impressão de álbuns


O Google Photos já é o serviço que milhões de pessoas utilizam para escaparem ao trabalho de gerirem manualmente as milhares de fotos que vão captando, e a nova versão conta com mais algumas funcionalidades que facilitarão ainda mais o processo de fazer chegar as fotos às pessoas relevantes.

Vivemos no século XXI, mas continua a ser frequente que, quanto se está numa festa ou outro evento com amigos ou familiares, as fotos que uns e outros tiram acabam por ficar apenas para si. Para resolver isso o Google Photos ganha as "partilhas sugeridas", recorrendo à sua inteligência artificial para seleccionar as fotos e recomendar as pessoas com quem as poderemos querer partilhar: quer sejam os amigos que aparecem nas fotos, como a esposa ou outros familiares no caso das fotos dos filhos.

Depois temos as shared libraries, que permitem criar uma colecção de fotos que pode ser automaticamente partilhada com outras pessoas, e em que essas pessoas podem também adicionar as suas fotos. Será o ideal para um casal juntar as fotos que vai tirando dos filhos; evitando que as mesmas fiquem espalhadas pelo smartphone "dele" e "dela"...


E porque por vezes não há nada melhor do que ver as fotos em papel, o Google Photos também passa a oferecer a possibilidade de se imprimir um livro de fotos; que tanto poderá ser de fotos escolhidas por nós, como deixamos ficar a seu cargo escolher as fotos que ele considera mais apropriadas. Os preços começam nuns acessíveis $9.99 mas infelizmente por agora é algo que apenas está disponível nos EUA.


Em jeito de aperitivo para o futuro, a Google promete também a capacidade do Google Photos remover automaticamente elementos indesejados das fotos. (Já estou para me rir quando este método começar a apagar pessoas das fotos, e a Google se arriscar a ser processada por algum infeliz que não ache piada a ser considerado "indesejado"! :)



3 comentários:

  1. Mas tenho ideia que o reconhecimento de caras infelizmente não está disponível na Europa (por questões de privacidade) por exemplo a separação de fotos por pessoas penso que não funciona cá, Mas será que assim sendo esta funcionalidade da sugestão de partilha vai funcionar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo por que razão o Android não há-de poder identificar caras na Europa. Se o iOS pode e faz isso há anos!

      Eliminar
  2. A questão das caras é fácil de resolver através de uma ligação vpn. Por ex: http://blog.davidkaspar.com/archives/2015/06/enabling-new-google-photo-face-and-people-search-in-uk-europe-germany.php

    ResponderEliminar