2017/05/31

iPhone 8 também poderá ter ecrã recortado


Os últimos leaks referentes ao design do futuro iPhone 8 revelam que a Apple poderá recorrer a um ecrã "recortado" na secção superior onde ficam os sensores de proximidade, luminosidade e câmara frontal.

O objectivo de ter um smartphone com ecrã total tem dado origem a algumas opções curiosas - ainda ontem ficamos a conhecer o Essential Phone de Andy Rubin, que também opta por um pequeno recorte para manter a câmara frontal no topo - e parece que a Apple também irá optar por uma solução idêntica segundo os últimos esquemas que vieram a público e que também revelam as suas dimensões.

Como se pode ver na imagem inicial, este iPhone 8, mesmo contando com um ecrã de maiores dimensões que o iPhone 7 Plus, teria um tamanho inferior, ficando posicionado entre o iPhone 7 e 7 Plus.  Face ao Galaxy S8 e S8+, o iPhone conseguiria manter um formato ligeiramente mais convencional (os S8 têm uma aparência demasiado "esticada", em parte devido às secções superior e inferior que se somam ao ecrã e que, mesmo reduzidas, contribuem para isso).


Dimensões:
  • iPhone 8: 143.59 x 70.94 x 7.57 mm
  • iPhone 7: 138.3 x 67.1 x 7.1 mm
  • iPhone 7 Plus: 158.2 x 77.9 x 7.3 mm
  • Galaxy S8: 148.9 x 68.1 x 8.0 mm
  • Galaxy S8+: 159.5 x 73.4 x 8.1 mm

A confirmarem-se estas informações, o iPhone 8 contará com ecrã que será o recordista no segmento, indo da margem superior à margem inferior, sem áreas mortas a não a pequena área dedicada no topo - sendo que isso não é uma opção consensual.

Se no caso do Essential Phone se tratava de uma pequena área que poderá ser facilmente disfarçada na barra de estado superior, no caso do iPhone a sua maior largura impede que essa secção pudesse ser usada para apresentar a informação que normalmente se tem na barra de estado do iOS, a não ser que a mesma fosse condensada a nível extremo. A questão de ser verem vídeos na horizontal não deverá ser tão problemática, já que o seu formato de ecrã mais esticado faz com que seja possível ver conteúdos 16:9 sem necessidade de usar o ecrã completo (com barras verticais nas laterais).

Quanto à questão do sensor Touch ID ser integrado no ecrã, os últimos rumores continuam a dar conta que é essa a intenção da Apple, mas o que é certo é que também têm surgido imagens de protótipos que contam com o Touch ID colocado na traseira... Seguramente uma solução de recurso para o caso das coisas não correrem como se desejava.

1 comentário: