2017/05/17

Notícias do dia

Vulnerabilidade usada pelo WCry estava a ser usada há semanas para minar dinheiro digital; Apple vai exigir passwords diferenciadas para acesso à iCloud por serviços externos; temos mais um lote de smartphones (e não só) em promoção; sistema de iluminação da Philips guia clientes na MediaMarkt de Eindhoven; e ainda o caso dos portáteis da HP que vêm com key-logger no driver do microfone.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que esta semana temos três spinners para oferecer, e que também se podem habilitar a ganhar um de três livros da FCA.

Grupo de hackers Shadow Brokers diz ter muitas mais vulnerabilidades para revelar



O grupo Shadow Brokers ganhou ainda mais notoriedade agora que uma das vulnerabilidades que revelou (do conjunto roubado à NSA) serviu para o ataque de ransomware que varreu o mundo (e que aparentemente também estará a ser usado criar uma botnet de produção de dinheiro digital). Mas as suas revelação não se ficam por aqui, e o grupo diz ter muitas mais vulnerabilidades no seu arsenal, para além de informação da NSA sobre bancos internacionais e forças militares.

... Forma de pressão para que as agências de segurança deixem de manter essas vulnerabilidades por corrigir, como pede a Microsoft? Veremos... Até lá, é ir mentalizando utilizadores e empresas que este tipo de ataques poderá tornar-se cada vez mais frequente - leia-se: agora, mais que nunca, importa terem backups em dia.


Samsung adiciona o Glympse às Smart TVs e frigoríficos



Lembram-se do serviço de partilha de localizações Glympse? O serviço pode ter perdido ter perdido protagonismo com a chegada dos serviços equivalentes da Apple (e o regresso da partilha de localização ao Google Maps) mas a Samsung acha que ainda é suficientemente relevante para o adicionar às suas Smart TVs e frigoríficos inteligentes.

Para os pais que quiserem acompanhar por onde andam os filhos (ou vice-versa), passará a ser possível fazê-lo directamente a partir da TV enquanto vêem um filme, ou mesmo quando forem à cozinha buscar um snack.


LG vai demonstrar vídeo 4K HFR a 120fps



Nos últimos anos assistimos ao aumento gradual da qualidade de imagem em termos de resolução de imagem, do sub-HD para o HD, Full HD e mais recentemente o Ultra HD 4K, mas há muito mais por onde melhorar para além da resolução. A par do HDR que trará maior gama dinâmica às cores e contraste, a LG quer também apostar no HFR (High Frame Rate) para nos trazer conteúdos 4K a 120fps.

Quem já tiver espreitado conteúdos a 60fps no YouTube saberá bem a diferença que isso faz em relação aos mais normais 30fps; permitindo criar imagens que terão aspecto ainda mais realista.

... Sendo eu um apologista de longa data do HFR (morte aos 24fps ainda usados no cinema! ;P) mal posso esperar para que os 120fps se tornem no frame rate "comum" para tudo.


Google I/O arranca hoje


É já hoje que arranca mais um Google I/O (daqui a menos de 2 horas) com direito a live streaming e que ao longo dos próximos dias nos irá dar a conhecer as mais recentes novidades da Google, assim como aquilo que estão a preparar para o futuro. É de esperar que temas como o Android O e inteligência artificial possam atrair a maior parte das atenções, mas cá estaremos para ir partilhando as coisas mais relevantes.

Quem quiser acompanhar a sessão de abertura poderá acompanhar o evento em directo na página a partir das 18h (hora em Portugal Continental).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)