2017/05/09

Novo sistema operativo "Fuchsia" da Google já tem interface gráfico


Desde o ano passado que sabemos que a Google está a trabalhar num novo sistema operativo chamado Fuchsia, e agora que nos aproximamos de mais uma edição do Google I/O podemos ver que o mesmo já evoluiu ao ponto de contar com um interface gráfico.

Poderá parecer algo estranho que, tendo o Android e o Chrome OS, a Google gaste recursos a desenvolver um novo sistema operativo (por outro lado, bem sabemos que a Google é perita em duplicar ou triplicar serviços... veja-se o caso do Allo, Duo e Hangouts...) Mas, este Fuchsiapode marcar o início da muita falada unificação dos sistemas da Google, e eventualmente ser o sistema universal adequado tanto a pequenos dispositivos IoT, como a smartphones e tablets, e também aos mais potentes computadores desktop - desta vez trocando o habitual Linux por um kernet feito pela Google chamado "Magenta".


Depois de o vermos apenas como linha de comandos, este ano já podemos ter uma ideia de como será o aspecto gráfico proporcionado pelo seu interface "Armadillo", que adopta um sistema de cartões/janelas que  parecem tentar combinar o que temos nos sistemas desktop com o que se poderá melhor adequar a dispositivos mobile (e desta vez esperando-se que os tablets não fiquem esquecidos).

Quanto às intenções da Google para este Fuchsia... isso só o tempo o dirá. Não será fácil migrar todo o ecossistema Android para o Fuchsia de um dia para o outro, mesmo considerando a possibilidade do mesmo contar com compatibilidade para correr apps Android ou destas serem automaticamente adaptadas para este novo sistema. Mas, também sabemos que tudo tem que evoluir, e um "novo Android" feito de raiz com toda a aprendizagem dos últimos anos e já com ambições melhor definidas seria certamente uma boa aposta a médio/longo prazo.

Veremos se neste Google I/O a Google nos dá mais informação sobre os seus planos para o Fuchsia...


3 comentários:

  1. Isto está tudo em desenvolvimento; este vídeo é só para mostrar o ambiente gráfico Armadillo que será o default no Fuschia, que foi compilado para correr em Android.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente o Armadillo vai ter aplicações de android... O sistema é que vai ser diferente.

    ResponderEliminar
  3. Não existem razões para não levar o projeto a sério.
    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Google_Fuchsia

    ResponderEliminar