2017/05/26

Readdle adiciona drag-n-drop às suas apps para iPad


Nos últimos anos temos assistido à tendência para promover os tablets como alternativas viáveis aos computadores tradicionais para "trabalho", e a Readdle vem dar mais uma ajudinha ao implementar a funcionalidade drag&drop às suas apps para iPad.

A Readdle é a empresa responsável por apps como o Scanner Pro, Documents, PDF Expert, Spark, Calendars e muitas outras; e que agora arranjou forma de implementar no iPad algo que já é habitual nos sistemas operativos nos desktops mas que tem estado em falta nas plataformas mobile: a capacidade para fazer arrastar conteúdos directamente entre diferentes apps.

É uma funcionalidade que os utilizadores de iPad têm pedido desde que ganhou a capacidade para correr duas apps lado a lado, e que permite fazer coisas como: digitalizar documentos no Scanner Pro e arrastá-los para o email (no Spark); copiar ficheiros entre apps (por exemplo, do Scanner Pro para o PDF Expert); assinar ou editar anexos, arrastando do Spark para o PDF Expert e posteriormente para o Spark novamente; anexar emails no Spark de diferentes apps (Documents, Scanner Pro), etc.

É certo que, por um lado, se trata de algo que não é nenhuma novidade e que se dá por garantido em sistemas como o Windows e  macOS; mas por outro lado, isso em nada retira o mérito de levar esta mesma funcionalidade para o segmento mobile, facilitando a vida aos utilizadores. Suspeito que a Apple não esteja desatenta a isto, e que possa vir a implementar esta funcionalidade a nível de sistema em breve, quem sabe, talvez até já no próximo iOS 11.


Sem comentários:

Enviar um comentário