2017/05/13

SpaceX vai lançar satélite protótipo da sua rede de internet ainda este ano


O ano passado a SpaceX pediu autorização para criar uma rede de internet com 4425 satélites, e embora o início dos lançamentos deste empreendimento monumental só esteja agendado para 2019, o primeiro teste será feito ainda este ano.

Para se ter uma noção da escala deste projecto, bastará referir que actualmente existem cerca de 1500 satélites em órbita do nosso planeta; e que a SpaceX espera, sozinha, enviar quase o triplo disso para o espaço num período de apenas cinco anos (2019-2024). Esta rede de internet via satélite terá vantagens face às actuais, pois estes satélites ficaram em órbitas bastante mais baixas (1000-1500km) o que permitirá manter ligações gigabit com latências bastante reduzidas, na ordem dos 25ms.

Logicamente, ainda há muito por fazer antes sequer de se pensar em ter uma rede de internet global sempre disponível em todos os pontos do planeta; mas o primeiro passo poderá ser dado mais cedo do que se pensa, com o lançamento de um satélite protótipo antes do final do ano; seguido de outro no início de 2018... e esperando-se que isso valide o arranque dos lançamentos em volume no ano seguinte. E se pensam que 4425 satélites são muitos, as ambições da SpaceX são ainda maiores, pensando já no aumento dessa rede com 7500(!) satélites adicionais em órbita ainda mais baixa, e que permitirão aumentar as velocidades nas zonas urbanas mais densamente povoadas.

... Será que daqui por uma década estaremos a olhar para os actuais gigantes das telecomunicações da mesma forma que actualmente olhamos para a Nokia?

1 comentário:

  1. Aqui está uma boa ideia.
    Mas e o que farão quando chegarem ao fim de vida útil? Como os vão recuperar de forma ambientalmente amiga?

    ResponderEliminar