2017/05/22

Teclast X80 - como apagar o Windows e ficar só com o Android

O Teclast X80 é um dos tablets "low-cost" com Android e Windows mais interessantes do mercado. Para quem só o pretender usar com Android, é possível recuperar 15GB de espaço apagando o Windows - como nos ensina o nosso Luis Costa.


A Teclast tem no mercado várias versões do tablet X80, todas elas muito parecidas, com base no mesmo hardware. Estes tablets têm a particularidade de se apresentarem com um sistema dual-boot, Android (5.1) e Windows 10, algo extremamente interessante para um equipamento que se pode comprar por menos de 80 euros.

É claro que não estamos a falar de nenhum avião, mas tendo em conta que o tablet tem um processador Intel Cherry Trail X5-Z8300, ecrã de 8" com resolução WUXGA 1920 x 1200, 2GB de RAM e 32GB para armazenamento, é caso para se dizer que é uma pechincha.

O tablet mexe-se bem, tanto em Android como em Windows, mas a memória interna de apenas 32GB limita bastante a nível de armazenamento. Com a chegada da ultima actualização do Windows 10, dei por mim a não conseguir instalar a mesma, nem com uma PEN USB para armazenamento temporário aquando da instalação. Segundo o que li, a solução passava por instalar o ISO do Windows directamente, mas além do tempo perdido, havia pessoas a relatar problemas com drivers.

Depois de ponderada a situação, resolvi tomar um rumo diferente, limpar o Windows e ficar só com o Android, e assim passar de 10GB para 25GB de armazenamento.

Este procedimento deverá funcionar com os modelos X80 Pro, X80 Power e X80 Plus. Eu testei num X80 Pro e num X80 Power, e funcionou. Naturalmente que a responsabilidade da execução deste procedimento é de cada um, pelo que se acontecer alguma coisa de errado, ganham um pisa papeis. Fica o aviso.

1 - Fazer download das "ferramentas" disponíveis neste link: Download.

2 - Instalar os os drivers e app na seguinte ordem:
  • iSocUSB-Driver-Setup-1.2.0
  • IntelAndroidDrvSetup1.10.0
  • PhoneFlashTool_5.3.4.0_internal_win32
Quando instalarem o PhoneFlashTool, este pergunta se querem actualizar o driver que instalaram anteriormente. Aceitem e instalem.

3 - Fazer download do firmware do vosso tablet.


Abrir o endereço http://www.teclast.com/en/firmware/ ou http://www.teclast.com/tools/pad/pad.php?t=p (se não encontrarem no site em inglês, tentem no Chinês) e introduzam o ID do vosso modelo, o qual pode ser encontrado na parte de trás do tablet. Procurem o código de 4 dígitos e guardem o firmware numa pasta.

4 - Fazer download do ficheiro gpt.bin, que define o sistema de partições: Download.

5 - Descompactar o firmware do ponto 3 e substituir o ficheiro gpt.bin pelo que fizeram download no ponto 4. Devem garantir que o ficheiro é mesmo substituído!!!! E copiar o ficheiro do ponto 4 para a pasta do firmware!!!
Nota, no link do ponto 4 estão também três firmwares, um para o X80 Pro E3E7, outro para o X80 Pro E3E9 e finalmente para o X80 Power B2N4. Caso tenham estes modelos, podem utilizar logo este firmware, que já tem o gpt.bin correcto. Para os outros modelos/ID, têm de fazer vocês o processo de alteração do gpt.bin.

6 - Ligar o tablet no Android.

7 - Activar as opções de programador


  • Ir a definições - sobre - e clicar várias vezes build number 
  • Nas opções de programador, activar as mesmas e a depuração USB (ver imagem em cima)


8 - Abrir o Phone Flash Tools. Clicar em browse, ir até à pasta onde descompactaram o firmware e seleccionem o ficheiro flash.json. Certifiquem-se que na configuração está seleccionada a opção blank.

9 - Ligar o tablet ao PC com o cabo USB. O tablet é detectado automaticamente. Tenham em atenção que se for a primeira vez que o estão a ligar ao PC, vão ter de autorizar a ligação no tablet, carregando no "OK", na janela que entretanto se abriu.


10 - Clicar no Start to flash, não mexer em mais nada e aguardar até que o processo chegue aos 100%. vão beber um café e voltem.


11 - Quando chegar aos 100%, o tablet vai reiniciar sozinho. Podem então desligar o cabo USB.




12 - Agora só falta mudar o idioma para Português/Inglês. Para isso, abrir as definições e escolher as opções assinaladas nas imagens em cima.


13 - Quando ligarem o wifi, a app das actualizações para fazer download de um pequeno update. O tablet reinicia para a instalação, depois disto podem desinstalar as app chinesas, que não têm interesse para o nosso mercado.

No final, o aspecto da coisa será mais ou menos este:



Apesar do "flash size" continuar nos 10GB, o armazenamento interno "cresceu" para os 25GB, o que já dá para uns bons jogos, música, filmes e séries.

44 comentários:

  1. Tenho um Chuwii semelhante a esse Teclast e o meu intuito é justamente o oposto, apagar o Android e utilizar apenas o Windows 10, já que é um tablet que utilizo basicamente como apoio para a minha assistente e funciona muito bem em programas legados, algo que nem o iOS nem o Android conseguem chegar perto. Se tiverem algum tutorial nesse sentido eu estaria interessado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://techtablets.com/downloads-drivers-roms/
      https://techtablets.com/forum/topic/tutorial-how-to-install-windows-10-only-my-way/

      Por aqui tens quase tudo

      Eliminar
  2. Realmente faz algum sentido tirar o Windows para ficar com o android?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fax tanto sentido, quanto manter o Windows. Só depende do fim a que se destina.

      Eliminar
  3. Boa noite
    Não consegui fazer o download do site chinês.
    Se por acaso conseguiste descarregar todo o firmware (windows + android) consegues disponobilizar por favor?

    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Eu quero tirar o Android do meu e instalar só o Windows 10

    ResponderEliminar
  5. Boa informação.

    Eu tenho um chuwi Hi8 e era isto que gostava de fazer. Fiz o "erro" (para mim) de colocar apenas o win10 e cheguei à conclusão que o win10 em monitores assim pequenos é complicado de trabalhar.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. cara muito top o tutoria esta procurando isso show

    ResponderEliminar
  8. so mudei o modo entrei no modo recovery e deu certo

    ResponderEliminar
  9. Anda há muito tempo à procura disto!!! Muito obrigado. Fiz isto no teclast X80 Plus e funcionou perfeitamente :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, por favor, como conseguiu baixar o arquivo do site chines, ajuda por favor

      Eliminar
  10. Chuwi hi8 pro funcionou perfeitamente!!!

    ResponderEliminar
  11. eu acabei apagando o android do meu x80 eu acho que ocultou porquê toda vez ligo só aparece o windows 10 alguém me ajuda

    ResponderEliminar
  12. Funcionou 100%
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  13. Amigo, fiquei feliz em ver este tutorial, estava procurando há uns meses atrás. Queria saber se funciona no Teclast X80 Plus 32GB Intel Z8300 Quad Core 1.84GHz, e se caso dê algum erro, se é possível reverter ou restaurar? Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Boa Tarde,

    Alguém consegue sacar para o modelo E6E9, nao consigo de maneira nenhuma fazer o download do firmware.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite alguem conseguiu baixar o firmware do X80 Pro? poderia disponibilizar? o link está quebrado!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite a todos! O meu tablet é teclast x98 air 3g. Eu não consigo acessar o sistema operativo Windows. Ao ligar entra direita mente no sistema operativo Android . Oque posso fazer para recuperar o sistema operativo Windows?

    ResponderEliminar
  17. teria como deixar somente o windows 10 nesse mesmo tablet?☻

    ResponderEliminar
  18. Como deixar apenas windows

    ResponderEliminar
  19. eu faco tudo direito,mas quando comeco o flash aparece um erro k diz [fastboot],alguem me ajuda?

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Esses procedimentos apagam os jogos / aplicativos já instalados? Ou é necessário fazer backup e restaurar depois? Obrigado.

    ResponderEliminar
  22. Alguem pode disponibilizar o firmware para E3E9 ?

    Os links oficiais estão espirados

    ResponderEliminar
  23. Alguem pode fazer upload to firmware para E3E9 os links oficiais estão expirados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. so achei essesa versao e3e7 e funciona corretamente,s efor no caso o android so a camera que nao vai funcionar https://yadi.sk/d/nk7E3eIYtn42h

      Eliminar
  24. Alguma coisa estou a fazer errado. Faco o download para o smartphone dos programas que estão na pasta ferramentas. Esses programas aparecem no meu smartphone como ficheiro bin e não aparece a opção de instalar esses drivers ou app. Como procedo para instalar esses programas que vem na pasta ferramentas.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os programas que estão na pasta ferramentas devem ser instalados em um computador com Windows, e não no tablet. O procedimento todo de reinstalação do tablet vai ser feito com ele conectado a um computador pelo cabo USB.

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando refiro Smartphone, está errado pois o que deveria ter escrito era Tablet.

      Eliminar
  26. Fiz tudo direitinho e no final bloqueou o display e o touch screen não funciona para mudar a lingua. O que fazer?

    ResponderEliminar
  27. Galera eu Teclast X80 PRO corrompeu o windows e não estou conseguindo formatar. Quando coloco um pendrive uefi bootavel ele fica reiniciando. Alguém poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
  28. TEm como atualizar o android dele?

    ResponderEliminar
  29. Camera deixou de funcionar apos o procedimento

    ResponderEliminar
  30. boa noite, tenho um tablet x80 pro, onde corrompeu Windows, e ao reinstalar , não instala mais o Android. tentei seguir o passo a passo do manual, mas o mesmo não dá certo. Sei que as partições do android foram apagadas na instalação do Windows. preciso de ajuda para reinstalar o Android. Certo de sua ajuda, obrigado

    ResponderEliminar
  31. Olá;

    Tenho um tablet/pc Teclast 12pro. Solicitei que o Windows restabelece a instalação do Sistema operacional, ao reiniciar o equipamento observei que havia corrompido o Windows. Como faço para reinstalar me ajudem, não consigo nem acessar o windows, tão menos o Android (não entra a tela para fazer dual boot).

    ResponderEliminar
  32. Ola! Possuo um tablet teclast tbook 16 power com boot duplo porem depois da ultima atualização do windows bloqueou o Android. Gostaria de liberar o espaço do android mas não consigo executar boot pelo hd externo. placa megatrend. Alguma dica?

    ResponderEliminar
  33. Funcionou comigo, eu tenho um Teclast X80 PRO E6E9 e não conseguia baixar a imagem no site da teclast, arrisquei à usar a imagem disponibilizada no site(E3E9) e funcionou tudo corretamente, com excessão da câmera. Como eu não uso ela para mim está tudo ótimo.

    ResponderEliminar