2017/05/09

Tribunal austríaco quer que Facebook elimine artigos indesejados a nível mundial e não só na Áustria


Podem as leis de um país impor a sua vontade a todos os restantes países do mundo? A Áustria pensa que sim e quer obrigar o Facebook e eliminar os posts considerados ilegais não só no seu território mas a nível mundial.

Costuma dizer-se que a liberdade de uns acaba onde começa a liberdade dos outros, e a vida em sociedade pressupõe uma coexistência em que essa mesma liberdade siga certas regras. Mas na Áustria temos um tribunal a decidir que aquilo que é considerado ilegal no seu país deverá ditar o que o Facebook possa apresentar ou não no resto do mundo.

É certo que ninguém se incomodará que o Facebook remova posts a promover o racismo, pedofilia, e afins, a nível global (e até agradecemos que o faça) mas, por outro lado, se entramos nesta linha de raciocínio, que impede que esta mesma regra seja usada por um país como a China, com visões bem mais particulares do que é considerado "aceitável" ou não; ou outros países com ideias ainda mais radicais do que deverão ser as suas sociedades? Será que o Facebook deverá ser forçado a eliminar um artigo que mostra uma mulher de bikini, por nalgum país isso ser considerado ofensivo e lá também acharem que esse conteúdo terá que ser removido a nível mundial e não apenas nacional?

Sem dúvida que dá que pensar... porque depois de se começarem a exigir coisas deste tipo não me parece muito aceitável que se possa argumentar que as leis de uns países valem mais que as dos outros... e se acham que conteúdos "impróprios" é para remover a nível mundial, fica a grande questão sobre se realmente haverá alguma coisa que todos os países do mundo concordem em que sejam "apropriados".

1 comentário:

  1. Aqui fica provado como as leis HUMANAS estão erradas.

    A lei deveria ser somente uma comum a todos os países, pois o que é correcto e errado o É em todos os países, independentemente do que cada um acha ou deixa de achar em cada um desses países.

    Ainda está longe o tempo em que a lei humana será uniforme por todo o mundo, para ficar em conformidade com a Verdadeira Lei, mas não é assim tão longe temporalmente quanto alguns possam pensar.

    ResponderEliminar