2017/06/29

Aumi Mini quer ser luz nocturna inteligente ligada à internet


Quando se diz que a Internet of Things vai ligar tudo à internet, nem sequer as luzes nocturnas escapam, como demonstrado por esta nova Aumi Mini.

A Aumi Mini é a sucessora da luz nocturna com bluetooth Aumi que fui financiada com sucesso no Kickstarter em 2015, e que agora chega com inteligência acrescida graças à sua ligação à internet via WiFi.

Este projecto replica alguns dos que já vimos usando um ESP8266, que permite fazer este tipo de coisas a custo extremamente reduzido, mas que aqui surge num formato pronto a usar, permitindo programar todo o tipo de notificações luminosas em resposta a diferentes acções (incluindo integração com o sempre versátil IFTTT para expansão quase ilimitada).

Cada acção pode ter diferentes cores, níveis de intensidade e modos animados; pelo que poderão fazer com que um email prioritário faça piscar a luz em vermelho; ou que a previsão de chuva faça acender a luz azul pela manhã.

O preço fica-se por uns simpáticos $27 dólares canadianos (cerca de 18 euros) com a entrega prometida para Dezembro deste ano.


7 comentários:

  1. Uma ideia para quem a quiser implementar, por exemplo, via IFTT: uma luz nocturna que funcione em conjunção com uma pulseira de sleep tracking ou similar. Quando aquilo detecta a entrada em sono mais profundo vai desligando a luz até zero. Se detecta que o sono fica mais leve vai ligando a luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não poderia ser assim tão simples... já que ao longo da noite vais tendo ciclos de sono leve/profundo, e estaria a ligar a luz ao longo da noite. :)

      Se fizeres o acendimento gradual da luz ao longo de 30 minutos (por exemplo), acabas por já acordar de forma natural - é o princípio de funcionamento das WakeUp light da Philips e outras marcas (ou que podes simular com praticamente qualquer lâmpada inteligente).

      Eliminar
    2. Mas a ideia é mesmo essa. Quando aquilo nos apanha ferrados a dormir, desliga a luz. Quando dá conta que estamos com sono mais leve, liga-a. Deste modo, se calhar de acordar durante a noite, a luz vai estar ligada e quem esteve a dormir não imagina que ela desliga enquanto dormir.

      Eliminar
    3. Mas assim será mais provável acordares durante a noite, por teres luz nos momentos mais leves de sono.
      Para isso mais vale usar um sensor de movimento ou pressão que detecte quando te levantas ou sentas na cama, e acenda as luzes (de forma suave) para quando acordas mesmo. :)

      Eliminar
    4. Mas as luzes nocturnas servem precisamente para que a pessoa tenha sempre luz durante a noite.

      Eliminar
    5. "sempre"... que for preciso. Se não estiver lá ninguém por perto para as ver, será que faz sentido estarem ligadas? :)

      Eliminar
    6. Precisamente, Carlos! Por isso é que elas desligam assim que a pessoa adormece, e voltam a ligar-se assim que a pessoa está próximo de acordar.

      Eliminar