2017/06/17

Como abrir um portão de garagem com um toque do telemóvel


No outro dia falei-vos de um curso de Internet of Things que dava uso ao ESP8266, hoje trago-vos um projecto que recorre a um Arduino para criar um módulo de abertura de portas de garagem remotamente com um toque do telemóvel.

Como tinha referido, quando se começa a brincar com Arduino e ESP8266, o difícil é parar de imaginar todo o tipo de projectos em que os poderemos dar uso para fazer coisas que sempre desejamos, a custo bastante reduzido. Este projecto que vos trago hoje usa um Arduino e um módulo GSM para abrir um portão de garagem quando se dá um toque para o número do cartão SIM que nele colocarmos.

Antes de seguirem o projecto à letra, convirá espreitar a parte que sugere melhoramentos. Um deles será utilizar um Arduino Pro Mini em vez do Arduino Nano, que facilitará a parte da comunicação com o módulo GSM; e em vez de se preocuparem demasiado com a electrónica para fazer o reset do módulo, poderão optar por recorrer a um módulo de relé já feito, e que resolve o assunto de forma mais simples.

Outra sugestão que eu faria seria, em vez de abrir o portão com um simples toque de qualquer número, exploraria a possibilidade de detectar o número de telefone que está a fazer a chamada, para só abrir o portão no caso do toque estar a ser dado por um dos números autorizados. Mesmo tendo em conta que o portão se fechará automaticamente passados alguns minutos, será sempre mais seguro evitar que uma chamada acidental o fizesse abrir desnecessariamente - embora também não fosse difícil combinar os projectos referidos no curso de Internet of Things para que o abrir do portão fosse acompanhado pelo envio de uma notificação para o utilizador; assim saberia sempre que o portão da garagem se abrisse.


Aliás, acabaria por ser mais fácil fazer este sistema usando comunicação via internet, se estiverem dispostos a depender da "cloud" para isso, em vez de dependerem da rede GSM e da necessidade de usarem um cartão extra só para isto. Mas, considerando que adicionar GSM a um Arduino ou ESP8266 é algo que se pode fazer por menos de 7 euros, será sempre uma opção a considerar.

6 comentários:

  1. Boa tarde! Sabem se existe algum equipamento que abra o portao e ao mesmo tempo desligue o alarme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso será mais complicado e dependerá essencialmente do alarme (de qualquer forma, precisaria sempre de autenticação usando pelo menos um código PIN enviado via SMS, para evitar um desactivar acidental).

      Eliminar
  2. E já estou a imaginar as chamadas dos "callcenters" a promover MEO, seguros e cartões de crédito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixá-los a falar com o portão seria, portanto, adequado... :)

      Eliminar
  3. O portão da garagem do meu prédio já tem um módulo GSM para abertura. No entanto, avariou e estão a pedir-me 200€ por um novo. Na net vejo preços na ordem dos 60€. Como posso saber o tipo que devo adquirir?

    ResponderEliminar
  4. Qual seria as dimensões da placa PCI?

    ResponderEliminar