2017/06/02

Google Sheets aprende a fazer gráficos por pedido


A Google muito tem investido no machine learning para dar mais inteligência aos seus serviços, e agora é a vez do Google Sheets aprender a fazer gráficos baseados nos pedidos dos utilizadores.

Adicionar gráficos ao Google Sheets não é complicado, mas se são daquelas pessoas que prefere escrever em vez de explorar os vários tipos de gráfico em busca do que pretendem, poderão achar mais simpático poderem pedir exactamente o que querem e deixarem o Google Sheets fazer o resto do trabalho.

Graças ao machine learning, podemos agora pedir ao Google Sheets algo do tipo "line chart of date, projected, actual" (em que estes são os títulos de diferentes colunas) para que esse mesmo gráfico seja automaticamente apresentado de forma a que possa ser inserido na folha de cálculo com um simples clique.

Para além disto há outras melhorias, como um botão que permite actualizar a informação de uma tabela copiada do Sheets para o Docs, para garantir que o documento tem sempre os dados actualizados; possibilidade de alterar os atalhos de teclado; novas funções estatísticas e matemáticas; e sistema de impressão melhorado.

1 comentário: