2017/06/07

iOS 11 facilita a partilha da password WiFi entre amigos


Vão-se continuando a descobrir pormenores curiosos sobre o iOS 11, e um deles vem facilitar a partilha da rede WiFi entre amigos, sem necessidade de lhes dizer expressamente qual é.

Hoje em dia uma das primeiras coisas que se faz quando se chega a qualquer lado é pedir a password da rede WiFi, o que nem sempre é muito prático de fazer quando se trata de escrever passwords complexas (como devem ser - embora conheça casos de pessoas que mantêm passwords simples, precisamente para facilitar a vida nestas situações). Com o iOS 11 isso deixará de ser um problema.

Quando se quiserem ligar a uma rede WiFi num iPhone ou iPad, para além de poderem introduzir manualmente a password, terão também a possibilidade de a obter automaticamente aproximando o dispositivo de outro iPhone ou iPad (ou Mac) que já tenha acesso a essa mesma rede WiFi. Sendo que para isso funcionar será necessário que os respectivos dispositivos estejam desbloqueados e o utilizador em questão aceite partilhar a password da rede WiFi na janela que surge no ecrã a indicar esse mesmo pedido.

A MS já tinha implementado uma funcionalidade de partilha de passwords de rede WiFi no Windows/Windows Mobile, mas que não pareceu convencer os utilizadores por ser uma coisa que não dava grandes explicações quanto a como e com quem seria partilhada; mas nesta implementação do iOS 11 torna-se algo simples de compreender e fácil de efectuar apenas e quando o quisermos fazer.

... Agora só nos resta sonhar com o dia em que coisas como esta possam ser feitas usando sistemas abertos, de forma a que se pudessem partilhar passwords entre dispositivos de diferentes plataformas.

5 comentários:

  1. No Windows mobile a password não era acessível ao utilizador que a recebia, apenas tinhas acesso.
    A Microsoft fez uma função top, mas as pessoas não aderiram mas era bastante porreiro chegar ao café e o telemóvel ligar-se sozinho sem pedir a pass!

    O problema foi não terem desenvolvido mais a funcionalidade para termos mais escolha e privacidade.

    ResponderEliminar
  2. Mas agora a apple é que vai ser a maior e a "inventora" desta função xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso, quem recebe também nunca a vê.
      Mas sim, já sabemos que a Apple é especialista em pegar em coisas que já existiam... mas implementá-las de forma que até acabam por ser mais compreensíveis. Neste caso não há dúvidas para saber se a password anda a ser partilhada com todos os nossos contactos incluindo pessoas com quem se tenha apenas trocado um email há 4 anos atras... :)

      Eliminar
  3. No Android, e em particular no meu Xiaomi é só uma questão de ir a lista de redes guardadas e carregar em cima da que pretendo partilhar.
    Aparece um popup com um QR Code e é só ler o mesmo no outro dispositivo.
    A configuração da rede é imediata.
    E parece funcionar em diferentes marcas e versoes Android. Testei com o meu telemovel Xiaomi e com o meu tablet Acer. 5 estrelas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso deve ser algo da Xiaomi, não tens isso no Android "de base" - e para além disso, é muito mais simples aproximar um dispositivo do outro e dar um toque a confirmar, do que ter que ir às redes, fazer a partilha, no outro abrir a câmara / app para ler QR codes, etc.
      (Se bem que, o iOS também vai começar a ler QR codes directamente na câmara - pelo que os QR codes vão ficar na moda, agora que a Apple lhes dá mais protagonismo. ;)

      Eliminar