2017/06/16

iPhone 8 terá carregamento sem fios


O rumor de que o próximo iPhone poderá viver uma vida completamente livre de cabos ganha credibilidade acrescida, com o CEO da Wistron, que fabrica os iPhones SE na Índia, a garantir essa funcionalidade.

Rumores há muitos, e a indicação de que o próximo iPhone deveria ter carregamento wireless não é propriamente uma novidade. No entanto, as coisas mudam de figura quando quem avança essa informação é Robert Hwang, CEO da Wistron, a empresa que monta os iPhones SE na Índia.

Segundo ele, a próxima geração de iPhones será à prova de água (o que não é novidade, considerando que os iPhones actuais já o são) e - mais interessante - suportarão carregamento sem fios.

O carregamento sem fios é algo que já se tornou comum noutras marcas (os meus Android têm vivido livres de cabos há anos) e modelos como os Samsung Galaxy S até já evoluíram no sentido de serem compatíveis com os dois principais sistemas de carregamento wireless Qi e PMA. Considerando que ligar o smartphone ao cabo para o recarregar é um ritual diário, dispensar essa operação acaba por ser bastante vantajoso a longo prazo - nem que seja a nível da poupança física do desgaste de meter/tirar a ficha, para além da conveniência acrescida.

A grande pergunta quanto ao iPhone passa a ser se a Apple irá optar por usar um destes standards de carregamento wireless, ou se irá optar por uma solução sua, e que potencialmente até suporte o carregamento sem fios a maior distância. No Apple Watch, a Apple usa o Qi, mas fez questão de o alterar de modo a não ser compatível com outros carregadores... pelo que não parece provável que facilitasse no iPhone...

6 comentários:

  1. "Segundo ele, a próxima geração de iPhones será à prova de água (o que não é novidade, considerando que os iPhones actuais já o são)"
    Os iPhones actuais são à prova de água ?!
    Para mim Classificação IP67 dos actuais iPhones não significa isso, mas enfim....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://m.youtube.com/watch?v=lYEeb4U6ZYs

      Eliminar
    2. "O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus são resistentes à água, pó e salpicos e foram testados em laboratório, em condições controladas, obtendo a classificação IP67 segundo a norma IEC 60529. A resistência à água, pó e salpicos não é permanente e pode diminuir com o desgaste normal. Não tente carregar um iPhone molhado. Veja como limpar e secar o dispositivo no manual do utilizador. A garantia não cobre danos causados por líquidos."
      Fonte: https://www.apple.com/pt/iphone-7/specs/

      Resistencia à àgua não é o mesmo que à prova de água. E tendo em conta as especifições técnicas da propria Apple, não é um video de terceiros que lhe vai dar razão. Pode procurar também por "iPhone 7 water damage" e vai verificar exactamente o oposto.

      Eliminar
  2. Veja este voutro video, desse mesmo Youtuber que usou como argumento para não reconhecer o obvio:
    https://www.youtube.com/watch?v=VGAQV5vnINI

    Acho que não preciso dizer mais nada, podemos concordar em discordar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só me referia à questão de que a Apple já tinha adicionado a "resistência à agua" sem sequer o anunciar, e no iPhone 7 isso foi melhorado e passou a oficial - em oposição a outras marcas que anunciaram smartphones "à prova de água"... e depois vieram dizer que afinal não era bem assim.

      Como sempre... independentemente do que for anunciado, não me parece que qualquer smartphone deva ser tratado como smartphone de mergulho. :)

      Eliminar
  3. uau! mas se cair parte-se todo não é? Um vidro inquebrável era melhor do que isso

    ResponderEliminar