2017/06/16

Notícias do dia

O roaming na Europa chega ao fim*; a Samsung esquece-se de renovar domínio e deixa milhões de utilizadores em risco; temos o Xiaomi Mi 5 a €177; o GIF faz 30 anos e está mais popular que nunca; curso de Internet of Things mostra como usar os ESP8266 para tudo; Google Local Guides com mais níveis e benefícios; e a Europa prepara o fim do Pirate Bay responsabilizando sites pelos conteúdos lá colocados pelos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que esta semana o nosso passatempo "gadget da semana" vos pode valer uma TV box Android 4K Alfawise Z28 Pro e basta apenas uma única resposta certa para ficarem habilitados.

Amazon obtém patente para impedir que clientes usem comparadores de preços nas lojas



A Amazon conseguiu uma patente que vai contra a imagem que tenta fazer passar de ser amiga dos clientes. A patente, pedida em 2012, descreve um sistema que permitiria a uma loja detectar quando um visitante estivesse a tentar aceder a um site de comparação de preços ou loja concorrente, permitindo bloquear essa pesquisa e/ou despoletar acções alternativas, como oferecer uma promoção mais vantajosa, ou até direccionar um assistente para ir ter com o cliente.

... Imagino que o sistema só funcionasse se a "vítima" estivesse a usar a rede WiFi da loja... pelo que, será só manterem-se desligados dessa rede (ou passar a usar-se VPN a tempo inteiro) para se ficar a salvo de coisas como estas, caso alguma vez venham a ser implementadas na prática.

Quem for mais optimista poderá considerar isto como sendo uma patente defensiva, que terá como propósito evitar que uma loja possa impedir o acesso à Amazon ou comparadores de preços pelos clientes na sua rede WiFi.


CIA tinha ferramentas para infectar os routers mais populares



Os mais paranóicos continuam a ter motivos para se manterem paranóicos, com novas informações que revelam que já em 2012 a CIA tinha ferramentas para infectar dezenas de routers populares de fabricantes como a Asus, Belkin, Dell, D-Link, Linksys, Motorola, Netgear, etc.

Depois de infectados, os agentes tinham total controlo sobre todo o tráfego que por eles passasse, podendo interceptar passwords ou direccionar os utilizadores para sites falsos que se fizessem passar pelos sites legítimos que se pretendiam visitar. Considerando que 99.99% dos utilizadores nunca se dará ao trabalho de actualizar (ou sequer suspeitar) do seu router, dá que pensar....



Google facilita reconhecimento de imagem nos smartphones sem internet



O reconhecimento de imagem usando sistemas de inteligência artificial tem atingido níveis que começam a rivalizar com o dos humanos, mas o problema é que se trata de processamento bastante intensivo que é feito em computadores potentes ou servidores na cloud. Agora a Google quer facilitar o processo de fazer isso directamente em smartphones e tablets com os MobileNets.

Este modelos de visão permitirão reconhecer diferentes elementos nas fotos, desde monumentos a animais e objectos, e a sua particularidade é terem sido concebidos para funcionar em dispositivos com capacidade de processamento e memória mais limitada (como os smartphones) e sem que seja necessário ligação à internet. Daqui por uns meses deveremos começar a ver casos práticos de aplicação deste sistema em diversas apps...


Shangai vai testar lojas móveis autónomas


Os veículos autónomos não vão revolucionar apenas o transporte de pessoas, e a demonstrar o tipo de coisas que se tornarão possíveis está o Wheelys Moby Mart. Enquanto a Amazon nos tem mostrado lojas sem caixas de pagamento, este Moby Mart vai mais longe ao aplicar esse conceito numa mini loja móvel que poderá ir ter com os clientes, ou circular por uma cidade para estar à disposição de qualquer pessoa.

... Não posso deixar de pensar nisto como uma versão futuristas dos vendedores ambulantes que ainda vão persistindo nalgumas localidades.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)