2017/06/22

Notícias do dia

Ransomware WannaCry obriga Honda a encerrar fábrica; duo belga faz 901km num Tesla Model S; o smartphone Elephone S7 já tem Android 7.1.1; já publicamos a nossa análise ao Huawei Watch 2; e ainda o caso de um pai norte-americano quer proibir crianças de usar smartphones.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que o nosso meeting mensal deste mês vai ser adiado para 1 de Julho devido ao último sábado coincidir com o dia de S. João. Dito isto, não deixes de participar igualmente no nosso passatempo semanal que está a oferecer cartões micro SD de 64GB e 32GB.

Snapchat ganha partilha de localização via Snap Map



Lembram-se do Google Latitude, que permitia partilhar a localização em tempo real com os amigos? O Snapchat lembra-se pois o seu novo Snap Map cumpre função idêntica.

Os utilizadores do Snapchat podem optar por partilhar a sua localização com amigos - podendo escolher quais os amigos com quem partilhar a localização, ou até optar por não partilhar. Sendo que a diferença face ao velho Google Latitude (cuja funcionalidade regressou recentemente no Google Maps) é que aqui a partilha não é feita exactamente em tempo real mas apenas quando os utilizadores abrem o Snapchat. Ainda assim, será uma excelente forma de se poderem encontrar os amigos... desde que sejam utilizadores deste serviço.





Imagination Technologies à venda após perder Apple como principal cliente



A dependência de um só cliente é arriscada, e a Imagination Technologies, detentora da tecnologia PowerVR que a Apple usava para os GPUs dos chips usados em iPhones e iPads, coloca-se à venda após a Apple anunciar que iria deixar de os utilizar e desenvolver os seus próprios GPUs.

A empresa perdeu 70% do valor após o anúncio da Apple, tendo levado à oferta de venda de algumas das suas divisões (MIPS e Ensigma), e agora diz que tem tido "vários interessados" que potencialmente poderão ficar com o grupo completo. Enquanto isso, continuará com o processo em tribunal contra a Apple, acusando-a de "roubar" a sua tecnologia como base para os seus futuros GPUs. (Teria sido bem mais simples a Apple comprá-los, e arrumava o assunto.)


Facebook adiciona protecção às fotos de perfil na Índia



Para lidar com o problema de muitas mulheres não se sentirem confortáveis a colocar uma foto sua no perfil do Facebook, o Facebook lança algumas medidas de protecção que poderão ajudar. A primeira é um modo "protegido" que impede que a foto seja descarregada directamente do browser ou partilhada no Facebook (e que também impede os screenshots na app Android); a segunda permite adicionar um overlay com padrões artísticos sobre a foto.

Segundo o Facebook, fotos com imagens sobrepostas levam a uma redução de 75% nas cópias... pelo que provavelmente será este o método mais eficiente. Por agora estes sistemas ficam disponíveis na Índia, mas é de prever que no futuro possam ser disponibilizados a nível mundial.


Google Doodle celebra Oskar Fischinger



A Google decidiu dar-nos "música visual" para celebrar o 117º aniversário de Oskar Fischinger, referência no mundo da animação e que se destacou pela sua capacidade de combinar formas, movimento, e música. As influências do seu trabalho ainda hoje se fazem sentir, em coisas tão simples quanto as próprias animações que podemos ver no Material Design do Android, e muitas outras.

É mais um Google Doodle interactivo que vai roubar alguns milhões de minutos por este mundo fora... :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)