2017/06/08

Safari e WebKit ganham WebRTC


O WebRTC permite aos browsers aceder às câmaras e microfones para fazer videochamadas sem necessidade de plugins externos, e agora a Apple junta-se ao resto da indústria e adiciona o suporte para esta tecnologia no WebKit e Safari (em Mac e iOS).

O WebRTC pode ter ficado disponível em 2011, mas a sua adopção foi demorada. Durante muito tempo apenas o Chrome, Firefox e Opera suportaram o WebRTC, com a Microsoft e a Apple a manterem os seus browsers à parte... o que impedia uma maior disseminação e utilização desta tecnologia (que é usada por serviços como o Hangouts, Messenger, Snapchat, Slack, etc.)

A MS foi a primeira a render-se às evidências (o facto do Chrome ter passado para a liderança dos browsers deverá ter sido suficiente para demonstrar que a sua táctica não estava a funcionar) e anunciou no início deste ano que o Edge suportaria o WebRTC; e agora é a vez da Apple fazer o mesmo, adicionando o suporte para WebRTC no WebKit e Safari.

Um salto ao Is WebRTC Ready Yet demonstrava bem o panorama actual da coisa, em que o Safari era o único browser a teimar em não suportar o WebRTC; mas felizmente também a Apple percebeu que não fazia qualquer sentido manter-se à parte de uma tecnologia standard que beneficiará todos os utilizadores.

O WebRTC chegará ao Safari no macOS High Sierra, iOS 11, e no Safari Technology Preview 32.

2 comentários:

  1. Maravilha enfim agora sim software completo

    ResponderEliminar
  2. Se interessar para alguém já tenho um sistema que cobra por minuto, flexível configurável, Codesis.com.br

    ResponderEliminar