2017/06/24

SpaceX lançou e aterrou Falcon 9 reciclado (novamente)


A SpaceX continua a somar sucessos, volta a repetir o feito de reutilizar um Falcon 9 já usado para mais um lançamento e nova aterragem bem sucedida, superando todas as expectativas.

Tratando-se de um lançamento de um satélite para uma órbita gefoestacionária, a velocidade superior de reentrada tornava o processo de aterragem mais complicado, sendo que a SpaceX já tinha alertado para a possibilidade de tal não ser possível. Mas o Falcon 9 cumpriu a sua missão na perfeição, embora com uma aterragem um pouco mais violenta que o habitual.

Este Falcon 9 já tinha viajado até ao espaço em Janeiro, e dá mais um passo para demonstrar a capacidade da SpaceX em preparar um foguete usado para novo lançamento em tempo útil (Elon Musk quer tornar esta operação em algo quase de "rotina" que possa ser feito em poucas semanas ou até dias).

É a 12ª aterragem bem sucedida de um Falcon 9 (e 8ª consecutiva), sendo a 7ª nas plataformas flutuantes; de um total de 17 tentativas. Se as coisas continuarem como até aqui, em breve poderemos esquecer as tentativas falhadas e considerar as aterragens bem sucedidas dos Falcon 9 como sendo algo praticamente garantido.

2 comentários:

  1. O objetivo do Elon é que o Big Fucking Rocket (sim, é mesmo esse o nome oficial) consiga ir ao espaço, voltar à Terra, e depois ir para o espaço, tudo num espaço de menos de uma hora e não dias, como disseste.

    ResponderEliminar