2017/06/23

YouTube promove novo formato vídeo VR180

Depois de toda a aposta nos vídeos VR a 360º, o YouTube reconhece que poderá ser mais eficiente reduzir o problema a metade e aposta apenas no VR180.

Como o nome faz antever, o VR180 são vídeos em formato panorâmico que cobrem apenas 180º do campo de visão em vez dos 360º. Isto significa que o espectador não poderá olhar "para trás", mas apenas explorar a parte que se passa à sua frente - algo que não será verdadeiramente um problema, pois as estatísticas dos vídeos VR comprovam que a grande maioria dos utilizadores apenas olhar para essa área.


As vantagens deste forma 180 reflectem-se também ao nível da produção, pois simplificam imensamente o processo de criar vídeos sem que seja necessária a preocupação com esconder todo o material e pessoal que normalmente fica escondido atrás das câmaras - e que nos vídeos a 360 não é possível esconder da forma convencional; e por outro lado, estes vídeo VR180 também são mais facilmente transpostos para um ecrã convencional sem receio de que se possa estar a perder partes importantes que pudessem estar a acontecer "atrás" de nós.

Embora não me pareça que este formato vá acabar com os vídeos a 360º, que continuarão a fazer sentido para coisas específicas, poderá muito bem vir a superá-lo por ser um formato mais fácil de produzir e que proporciona a maior parte da experiência imersiva que os espectadores procuram neste tipo de conteúdos.

4 comentários:

  1. Agora é que os ecrans vão ficar ainda mais curvos.. esperemos que não pois podemos sempre escolher ver apenas 120graus num ecra plano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou será que o pixel 2 vai ter 3 câmaras na traseira e vai conseguir fazer um vídeo e colar as imagens em tempo real?

      Eliminar
    2. Não, não precisa de ser em tempo real, pode ser feito pelo photos.google.com - agora que o upload dos videos já acontece mesmo antes de carregar o telemóvel.

      Eliminar
    3. Mas dava jeito um ecra mais wide ( 18:9?) em vez de 16:9 coisa que tb não deve faltar nos próximos modelos

      Eliminar