2017/07/21

Análise ao Sonoff 4CH da Itead


Ter uma casa inteligente já não obriga a investir milhares de euros, e módulos como este Sonoff de quatro canais, permitem que qualquer pessoa controle remotamente diversos equipamentos e circuitos por menos de 15 euros.

A ideia de que a domótica e automação doméstica é cara tem sido posta em causa nos últimos anos por um número crescente de fabricantes, e os módulos Sonoff da Itead vieram revolucionar o sector, com preços absolutamente irresistíveis.

Se a ideia de ligar/desligar coisa em casa a partir do smartphone, mesmo quando se está fora de casa, era algo que, no passado, obrigaria a investir centenas de euros e a recorrer a múltiplos serviços e fazer configurações complicadas, hoje em dia é algo que pode ser feito por qualquer pessoa, por menos de duas dezenas de euros (ou até menos de 5 euros, se só quiser controlar uma coisa).


O Sonoff 4CH



O Sonoff 4CH é um módulo WiFi que permite controlar quatro canais individuais, concebido para ser montada numa calha DIN, mas que podem colocar em qualquer local (como num tecto falso, etc.) Podemos usá-lo para controlar luzes, motores, ou qualquer outra coisa que possa ser controlada com o ligar/desligar de um interruptor.


A nível de ligações temos três blocos de cinco conectores rápidos (basta pressionar a patilha em cima, inserir o cabo, e soltar) dedicados à fase, neutro e terra; com um dos grupos a servir para a alimentação, e os restantes quatro a serem as saídas controladas pelo módulo. Para além do controlo remoto via app ou temporizações programadas, também temos quatro botões que permitem controlar manualmente o estado das quatro saídas, com indicação a ser dada por LEDs que ficam debaixo do plástico.

No caso deste 4CH, aceita tensões de alimentação de 90-250V, sendo recomendável para controlar cargas de até 2200W por circuito e 2500W no total.




Na caixa, para além das especificações, temos também QR Codes que nos redireccionam para informação adicional e a app de controlo EWelink, disponível tanto para Android como para iOS.


Por dentro



Uma das vantagens dos módulos Sonoff - para além do seu custo reduzido - e a de que são também facilmente "hackáveis", uma vez que recorrem a um dos famosos ESP8266 que vieram trazer o controlo WiFi a equipamentos que até então se limitavam a usar controlos remotos RF.




Temos ali todos os pinos "à mão" para reprogramar o ESP8266 com um firmware alternativo - se assim o desejarem - havendo um número crescente de opções, em função daquilo que quiserem (ou até podem criar o vosso próprio, ou alterar um dos já existentes, que são invariavelmente open-source).


Em Funcionamento



Depois de tudo ligado (como sempre, certifiquem-se de que o quadro está desligado antes de fazerem qualquer ligação - no meu caso, feito numa tomada e com quatro lâmpadas para melhor ilustrar o funcionamento) o primeiro passo é o de instalar a app EWelink e adicionar o módulo.

Confesso que esta configuração inicial foi um pouco mais confusa do que esperava. A app limita-se a dizer para colocarmos o módulo em modo de emparelhamento carregando no botão de emparelhamento por cinco segundos, mas não dizia qual era esse botão (só temos os 4 botões de controlo de cada circuito). Lá tive que recorrer ao Google para descobrir que o botão do canal 1 também serve para esta função... e depois de o pressionar por vários segundos lá ficou um dos leds a piscar de forma acelerada, como era suposto.

Infelizmente, também não conseguiu emparelhar assim. O que me obrigou a repetir o processo, desta vez usando a app na sua versão iOS, onde o processo é um pouco mais complicado (obriga a ligar manualmente à rede WiFi criada pelo módulo a meio do processo), mas finalmente lá ficou tudo a funcionar. Neste processo de emparelhamento, o módulo Sonoff passa a ficar ligado à nossa rede WiFi, permitindo o seu controlo de onde quer que se tenha rede - e até quando se está fora de casa.


A app tem um aspecto bastante básico, mas disponibiliza tudo aquilo que se precisa, incluindo a criação de grupos, temporizações para os módulos, actualização do firmware dos mesmos, e até automatização com a criação de regras (e compatibilidade com a Alexa da Amazon).

No ecrã principal temos acesso directo aos módulos que tivermos (podemos criar grupos diferenciados), e com possibilidade de fazer o controlo directo de cada um dos quatro canais - com o tempo de resposta a ser praticamente instantâneo.



Se entrarmos dentro do módulo, temos acesso a um interface mais "artístico" (se é bonito ou não, dependerá do gosto de cada um) onde, para além de também se poder controlar os quatro canais, temos também a possibilidade de criar temporizadores para ligar/desligar cada canal, ou fazer a programação de ligar/desligar para determinada hora/dia, incluindo repetições diárias/semanais.





Um pormenor sempre interessante, nas definições do módulo podemos definir qual o estado em que queremos que fique cada canal quando o mesmo é ligado (por exemplo, após uma falha de electricidade), podendo ser: ligado, desligado, ou manter o estado em que estava anteriormente.



E sim... no caso de desligarem/ligarem manualmente num dos botões do módulo, o estado é actualizado na app de forma instantânea.

Outra surpresa agradável, quando se liga o módulo, o mesmo fica apto a ser controlado pela app numa questão de 4 ou 5 segundos. Não é que isso fosse problemático, uma vez que se tratam de módulos que à partida estarão ligados continuamente, mas é bom saber que não se tem que esperar "minutos" para ter os módulos operacionais após uma falha de energia.


Apreciação final



É simplesmente impossível não ficar apaixonado por este módulo (e outros) da Sonoff, que por um valor verdadeiramente ridículo nos permitem controlar remotamente tudo o que se deseje em nossas casas, e de uma forma praticamente "pronta a usar". Quem tiver confiança para mexer na instalação eléctrica poderá, em poucos minutos controlar lâmpadas e outros equipamentos, mesmo de fora de casa, sem se preocupar com qualquer tipo de configuração complicada - por menos do que poderá pagar por uma única lâmpada LED (neste momento, este Sonoff 4CH está a apenas 12.50 euros).

Para os utilizadores mais avançados, a possibilidade de instalar diferentes firmwares e de poder integrar estes módulos em sistemas como o HomeAssistant, torna-os também absolutamente irresistíveis. Ou seja, nem há muito mais para dizer, a não se que este é um produto verdadeiramente, escaldante!




Sonoff 4CG
Escaldante

Prós:
  • Preço super-reduzido
  • Facilidade de alteração do firmware
  • Solução pronta a usar sem configurações complicadas

Contras:
  • Processo de emparelhamento inicial um pouco confuso



Sonoff 4CH

Escaldante (5/5)

19 comentários:

  1. O programador (Timer) deste módulo permite criar horários diferentes para cada saída?
    Caso positivo, poderia-me ser uma boa solução para programador da rega, em que tenho 6 sectores e só posso ligar um de cada vez...
    Com 30€ comprava dois módulos destes, ligava-os às electrovalvulas e já estava...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, num dos screenshots consegues ver o ecrã de programação dos temporizadores. Podes criar vários agendamentos por canal - aliás, tem que ser por canal individual, já que nao te deixa criar um temporizador para varios canais simultaneos (tens que repetir o agendamento para os que desejasses fazer.)

      Eliminar
  2. Boa!
    Ando a construir um controlador com arduino, placa de 8 relays, EthernetShield,... Mas se de hardware está pronto, o software ainda falta muito para e é somente via web.
    Acho que tenho de repensar tudo...

    ResponderEliminar
  3. Muito boa análise. Estou mesmo tentado a começar a "brincar" com estes sonoff. As encomendas pela banggood costumam correr bem ? demoradas?

    Do que tenho visto, depois de alterado o software a integração com outras aplicações (home assistant) por exemplo parece-me muito interessante.

    ResponderEliminar
  4. É Seguro usar estes dispositivos? Não há risco de curto circuito? São produtos certificados para uso na Europa? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como podes ver, na caixa vem a certificação CE. A placa, também como se pode ver, não aparenta ter qualquer problema a nível de concepção ou de montagem. Dito isto, por via das dúvidas, não recomendaria usá-lo para coisas perto do limite dos 2200W por canal indicados - mas até 1000W-1500W, não teria qualquer problema em confiar totalmente no dispositivo.

      Eliminar
  5. posso usar esse produto para freezer mais ou menos 600w 220v e posso usar quantos em cada canal do sonoff tenho que ter em pararelo uma contatora ou nao ha necessidade caso de para ligar esses frezeer tem como conseguir um esquema de ligaçao agradeço por atençao

    ResponderEliminar
  6. Se alterar a firmware continuo a utilizar o SonOff pela app, mesmo em rede externa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, se mudares o firmware depois passa a estar tudo à tua responsabilidade. Normalmente o objectivo é mesmo esse, de não ficar dependente da cloud da ITEAD para ter acesso aos dispositivos. (Quem o faz é porque os quer integrar na sua própria solução, usando o Home Assistant ou algo equivalente, e já terá configurado acesso remoto por essa via).

      Eliminar
    2. Obrigado pela atenção

      Eliminar
  7. Como posso expandir os canais? Posso comprar 2 e controlar pelo mesmo App?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a app é sempre a mesma, na análise do módulo Sonof POW podes ver a foto do ecrã, que aparecem os 2 modulos.

      Eliminar
  8. posso ligar UM SONOFF a um controle remoto de garagem e abri-lo por wi-fi? obrigado

    ResponderEliminar
  9. Comprei um desses de 4 canais, porém só liga um canal por vez. Exemplo: ligo um canal é depois quando ligo outro, o primeiro desliga. Estranho isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um dos modos de funcionamento, verifica a configuração no interior (via DIP switches).

      Eliminar
  10. Para já gostava de testar o sonoff para estores, mas pelo que vejo não há software para isso, apenas para ligar e desligar, certo?

    ResponderEliminar
  11. Você sabe porque o histórico do dispositivo armazena somente os últimos 10 registros? Preciso do log de uso. Usei um extensão do IFTTT porém a coluna origem no é exportada. Dessa forma não sei que usuário acionou o dispositivo

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, adquirir esse modulo (5 und) e instalei na bancada para testes, os mesmos funcionaram uma maravilha porem quando fui instalar na residencia , aonde seria aplicado, o mesmo paraou de funcionar justamente porque troquei de roteador (rede). Nem o botão fisico dele não funciona. ficou apenas um módulo operando justamente o que não tinha colocado na rede, so usava os botoes RF.
    Alguem poderia me ajudar ? Ja fiz reset, ja mudei as chaves com varias combinações e nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os botões físicos deveriam funcionar sempre. De qualquer forma, o módulo terá sempre que ser configurado para a rede em questão; senao depois não vai ter conectividade e ficará inacessível.
      Podes mete-lo no modo de "emparelhamento" inicial carregando no botão 4 durante 7 segundos ao ligar (se nao estou em erro).
      De notar que tens que usar uma rede WiFi nos 2.4Ghz.

      Eliminar