2017/07/10

China vai bloquear VPNs em Fevereiro de 2018


Seguindo a tradição de impor restrições quanto ao que os chineses podem aceder na internet, a China avança com a temida medida de bloquear o acesso às VPNs que ainda iam permitindo aos cidadão aceder à mesma internet do resto do mundo.

A internet que se tem na China é bem diferente daquela que existe no resto do mundo, com serviços que consideramos "comuns", como Twitter, Facebook, e sites noticiosos, a não serem acessíveis a partir da China. É também por isso que por lá se torna praticamente indispensável recorrer a uma VPN para poder contornar a censura imposta pelo governo. Agora, é dado o previsível passo seguinte, com os operadores a terem recebido ordens para começarem a bloquear o acesso às VPNs já a partir de Fevereiro do próximo ano.

A medida irá ter impacto profundo na forma como os chineses (e estrangeiros que por lá residam ou trabalhem) se podem ligar ao resto do mundo, sendo que também as próprias empresas ficam numa situação ainda mais desconfortável e que também importará esclarecer. Algumas poderão recorrer a linhas dedicadas para se manterem ligadas ao exterior com menores restrições, mas serão obrigadas a manter registos detalhados sobre todos os acessos.

Embora a China seja a "fábrica do mundo" e um dos mais apetecíveis mercados para qualquer empresa ocidental, talvez seja altura das empresas que por lá fazem negócio comecem a adoptar formas de pressão um pouco mais visíveis para tentar inverter esta tendência que vai precisamente contra aquilo que seria de esperar numa sociedade que deveria derrubar barreiras (se bem que também temos que admitir que os exemplos vindos dos supostos "líderes do mundo" não serão os melhores...)


Actualização: a China a modos que diz que não vai bloquear as VPNs... sem no entanto garantir que não as irá bloquear (isto é: vai exigir que todas estejam registadas e só permitam o acesso aos sites autorizados).

4 comentários:

  1. VPS + PPTP funciona. Protocolos com + encriptação já não.

    ResponderEliminar
  2. O ideal é as empresas estrangeiras, que usam vpn's ou usarem Internet Via satélite ou saltarem mesmo fora da China.

    ResponderEliminar
  3. Manda a lei do mais forte. As empresas precisam mais da China do que o contrário, então ¯\_(ツ)_/¯.
    Saliento que todos nós que compramos gadgets "Made in China" contribuímos para que essa situação continue. É fácil culpar as empresas, mas somos nós quem sustentamos todo esse processo.

    ResponderEliminar
  4. há que manter o comunismo

    ResponderEliminar