2017/07/20

Data Widget revela consumo de dados mobile nos iPhone


O iOS tem excelente formas de controlar o acesso e consumo de dados por app, mas esquece-se de algo tão simples quanto definir um limite máximo a partir do qual os dados são desligados. Este Data Widget vem dar uma ajuda, permitindo manter o consumo de dados sempre à frente dos nossos olhos.

Sim, é ridículo que após dez anos de evolução o iOS ainda não tenha uma opção para limitar os dados mobile quando se atinge determinado limite. Como tal, resta-nos apenas manter um olhar mais atento sobre os mesmos, que normalmente se escondem atrás dos Setttings->Mobile Data, secção onde também podemos ver o consumo de dados discriminado por app, assim como desligar os dados mobile para qualquer app que não se considere ser merecedora disso.

O Data Widget é uma app simples que tem como principal objectivo mostrar o consumo de dados de forma mais visível, num widget que ficará acessível à distância de um gesto. Este widget tanto mostra o consumo de dados numa barra fácil de interpretar, como de forma mais detalhada, com um gráfico do consumo ao longo do tempo. Mas de qualquer forma é preciso ter em conta que podem existir discrepâncias entre o consumo de dados contabilizado pela app e o que é contabilizado pelo operador, pelo que convém dar sempre uma margem de segurança.

Ter atenção aos dados consumidos é algo que se torna de importância crítica nos caso dos tarifários em que nem sequer se pode limitar os dados e cobram logo renovações automáticas, e por isso... este Data Widget poderá ser uma forma eficaz de poupar essas despesas extra - pelo menos até que o iOS nos disponibilize uma opção para desligar os dados mobile quando se chegar a determinado limite.

3 comentários:

  1. No meu novo este mês trabalho deram-me um iPhone, é a minha primeira experiência com IOS e realmente qual foi o meu grande espanto ao ver que não dá para definir um limite de dados!! Como é possível?!?!? Fiquei de boca aberta.
    Eles devem assumir que quem tem dinheiro para comprar um iPhone tem dinheiro também para não ter limites de dados só pode ser isso...

    Esta app o chato é que se paga...

    ResponderEliminar
  2. Uso uma, chamada DataCare.
    Não é definitivamente bonita, mas dá a informação necessária, e ainda dá as contas para qual deve ser o nosso consumo diário para não esgotar.

    https://itunes.apple.com/us/app/datacare-wifi-3g-4g-data-usage-monitor/id785252393?mt=8

    Em relação à primeira experiencia iOS, só tenho a dizer ... boa sorte. Vai notar falta de tanto mais que o controlo de dados ...

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto desta. Muito boa controla tudo é tem bom aspeto. My Data Manager – Gerencie seus dados e economize por Mobidia Technology
    https://appsto.re/pt/Ow6EC.i

    ResponderEliminar