2017/07/23

Elon Musk diz que túnel de Hyperloop entre Nova Iorque e Washington DC é para avançar


A entrada de Elon Musk no mundo dos túneis poderia parecer algo tirada dos filmes de ficção científica, mas parece que se poderá tornar realidade mais cedo do que se pensa, com a declaração que altos responsáveis do governo dos EUA terão "aprovado verbalmente" a construção de um túnel "hyperloop" entre Nova Iorque e Washington DC.

Elon Musk acredita que os túneis serão a solução para o congestionamento à superfície (mesmo com os carros autónomos) e por isso criou a sua Boring Company dedicada à escavação de túneis - túneis esses que também seriam perfeitos para serem combinados com os Hyperloops para viagens de alta-velocidade. E na verdade é isso mesmo que Elon Musk apresenta aos fãs como estando para breve, dizendo que teve aprovação verbal para construir um túnel Hyperloop entre Nova Iorque e Washington DC, e que reduziria o tempo de viagem entre estas duas cidades (a cerca de 370km de distância) para menos de 30 minutos.


Infelizmente, o negócio "praticamente concluído" que Elon referiu acabou por ser um eufemismo, já que depressa se começaram a contactar responsáveis em ambas as cidades, que disseram não ter qualquer conhecimento de tal aprovação, e de que uma obra de tal envergadura não dependeria apenas de um acordo verbal - sendo que, desde então, também Elon Musk refreou os ânimos dizendo que "ainda há muito a fazer" até que tal se pudesse tornar realidade, mas que a recepção à ideia tem sido bastante promissora.

Bem sabemos que por vezes é preciso forçar um pouco as coisas para que os sonhos aparentemente irrealistas possam demonstrar que se podem tornar realidade muito mais cedo do que se imaginaria ser possível... mas... noutros casos, há também que reconhecer que nem tudo aquilo que se desejaria ser realidade pode acontecer de um dia para o outro - senão, por esta altura já teríamos uma rede de túneis mundial que nos permitisse chegar a qualquer ponto do planeta em poucas horas.

1 comentário:

  1. ''(mesmo com os carros autónomos)'' só para dizer que Elon Musk já disse que acredita que carros autónomos não ajudarão a reduzir congestionamentos, muito pelo contrário, agravarão severamente, daí ter criado a Boring Company.

    ResponderEliminar