2017/07/16

Force Fluid mostra-nos o impressionante ferrofluid em acção


Se são daquelas pessoas que não resiste às curiosidades da física e sente uma atracção especial pelo magnetismo, eis uma oportunidade para ficarem com mais um exemplar sempre hipnotizante de ferrofluid.

O ferrofluid é um fluido que reage a campos magnéticos, e que resulta num efeito que parece anti-natural - mas apenas por ser tão incomum. Na verdade, está apenas a permitir que visualizemos o efeito dos campos magnéticos num volume tridimensional, ao contrário da tradicional experiência em que se despejavam partículas de ferro sobre uma folha de papel a cobrir um íman, para vermos as linhas magnéticas.

Este Force Fluid está disponível no Indiegogo (mas é um projecto já concretizado e com entrega garantida) por $40, mas o envio para Portugal adiciona mais $25 ao custo deste gadget.

... Não fosse a questão da incógnita da alfândega, e quase me sentiria tentado a juntá-lo à minha lista de curiosidades físicas (que incluem coisas como o Newton's Craddle, objectos que levitam magneticamente, e... em lista de espera, uma "garrafa de ondas".)

1 comentário: