2017/07/13

Google dá destaque aos sites pirata mais populares


Há quem processe a Google por achar que dá tratamento preferencial aos seus produtos, mas a demonstrar que o seu motor de pesquisa trata tudo por igual, até temos o caso algo caricato de nos apresentar os melhores sites de torrents com direito a destaque especial.

O motor de busca da Google apresenta-nos muitas vezes um grupo de resultados em destaque no topo, e curiosamente o mesmo acontece também para sites de torrents, resultando na apresentação "em grande" de sites como o RARBG, 1337X, The Pirate Bay, Demonoid, etc.

Sem dúvida que a Google se está a limitar a mostrar conteúdos publicamente acessíveis na web, e que na verdade são a resposta que, quem fez tal pesquisa, procura; mas com as entidades de protecção dos direitos de autor a pedirem continuamente a remoção de milhares de milhões de links dos resultados da pesquisa, seguramente não gostarão de ver estes sites ali destacados (embora a Google possa argumentar que é apenas o tratamento habitual dada a toda e qualquer outra pesquisa).

Seja como for, é de esperar que este tipo de destaque em breve desapareça (é questão de chegarem mais uns milhões de pedidos de remoção que os incluam)... a não ser que as ditas entidades até apreciem o facto da Google lhes mostrar os sites mais populares, que serão os próximos "alvos" a perseguirem.

2 comentários: