2017/07/31

Google Play Services supera os 5 mil milhões de downloads


A escala do fenómeno "mobile" é verdadeiramente assombrosa, e a demonstrá-lo está o facto do Google Play Services ter superado os 5 mil milhões de downloads na Play Store da Google.

O Google Play Services não é uma app que os utilizadores instalam manualmente, sendo isso feito de forma automática nos dispositivos Android com conta Google associada. Na prática, funciona como uma das formas que a Google encontrou para manter os smartphones actualizados sem ficar dependente das actualizações do sistema que, como infelizmente bem sabemos, na maioria dos casos nunca são feitas pelos fabricantes.

Seja como for, isso em nada lhe retira o mérito de ser a primeira "app" a superar a marca dos 5 mil milhões de downloads, o que não deixa de ser um excelente indicador da quantidade de dispositivos (e pessoas) que têm feito parte desta revolução mobile iniciada há cerca de uma década. Cinco mil milhões é um número extraordinário quando se considera que a população mundial é de 7.5 mil milhões de pessoas, significando que duas em cada três pessoas já teria tido contacto com um Android (não será o caso, pois muitos destes milhões serão de pessoas que têm trocado de smartphone múltiplas vezes nos últimos anos... sendo que no último Google I/O a Google tinha dito existirem 2 mil milhões de dispositivos Android activos, o que será um melhor indicador do estado actual da sua plataforma).

.... Agora é só esperar mais um par de anos... e seguramente veremos o Google Play Services chegar aos 10 mil milhões de downloads... e esperemos que desta vez não exista problema com o contador dos downloads. :)

1 comentário:

  1. O número impressiona, de facto. Com cerca de 7 mil milhões de habitantes no planeta, o valor aproxima-se de um valor teórico que sugere um equipamento Android por cada habitante da Terra.

    ResponderEliminar