2017/07/31

iPhone 8 com ecrã total e câmara frontal com IR confirmado pela Apple


Depois de todos os rumores e suspeitas, chegam finalmente os primeiros indícios oficiais que confirmam algumas das novidades esperadas para o iPhone 8.

Os rumores acerca do design final do iPhone 8 já poderiam ser praticamente dados como certos tendo em conta a diversidade de fontes que referiam designs idênticos, mas desta vez - e pela primeira vez - isso chega-nos por parte da própria Apple... embora de forma indirecta. A confirmação foi dada através de uma actualização de sistema do HomePod, que incluía um icon com uma forma bastante peculiar que coincide com a do design do iPhone 8 com ecrã total recortado no topo.



Para além disso, também surgem referências ao um novo método de desbloqueio por reconhecimento facial que recorre a uma câmara frontal com IR (o que resolveria a questão de funcionar independentemente das condições de luminosidades - até com total escuridão.)

Parece, portanto, ser cada vez mais seguro que a Apple vá "desvalorizar" a dependência no Touch ID para autenticação, pelo menos para efeitos de coisas mais frequentes, como o desbloqueio do smartphone, apostando no reconhecimento facial como forma mais prática de o fazer. No caso de modelos como o Galaxy S8 que suportam reconhecimento facial e de íris, a velocidade de reconhecimento já os torna bastante aceitáveis... é de imaginar que a Apple, com a sua tradicional atenção para o detalhe, consiga implementar o sistema de forma a ser ainda menos intrusivo e mais natural.

... Fica no entanto a questão: o que irá ser feito do Touch ID? Será que a Apple o vai conseguir integrar no ecrã nos volumes e prazos necessários para lançar o iPhone 8 em tempo útil?

1 comentário:

  1. Reconhecimento facial... Acho uma graça (não pelo facto de não ser novidade), mas sim pela sua praticidade. Já me achei "ridículo" ao desbloquear o meu Lumia desse jeito.
    Em suma é só pão de ló... ;)

    ResponderEliminar