2017/07/30

Nissan Leaf com e-Pedal facilita condução com um só pedal


A próxima geração do Nissan Leaf já vai contar com tecnologia ProPilot de assistência à condução, mas outra das novidades é o e-Pedal que reduz a condução a um só pedal, que acelera e também trava.

A tecnologia tem vindo a facilitar a utilização dos automóveis, e se com as caixas automáticas se pode reduzir o número de pedais de três para dois, com o e-Pedal da Nissan bastará utilizar apenas um pedal.

O sistema não será propriamente novidade para os condutores de veículos eléctricos que já tenham algum cuidado para usar o sistema de regeneração para "travar" quando desaceleram, mas a Nissan leva isso mais além e assume a utilização do acelerar como pedal de travão - desde que o condutor active o modo e-Pedal (para que não haja qualquer confusão ou enganos).


Com o e-Pedal activado o acelerador continua a acelerar quando pressionado, mas a diferença é que ao se levantar o pé o carro irá desacelerar, mesmo que esteja numa descida, e travará quando se tira o pé do pedal. Fico apenas com a curiosidade de saber se o retirar abrupto do pé do acelerador será o equivalente a uma travagem de emergência com a força máxima... ou se será uma travagem mais gradual e suave, o que, neste caso, obrigaria a recorrer ao pedal de travão tradicional para fazer a dita travagem - mas, vamos esperar que os sistemas de assistência à condução também façam o seu serviço e garantam que o carro trava sozinho quando detectar o risco de colisão.

O novo Leaf será apresentado a 6 de Setembro, e logo veremos que tal funciona este e-Pedal.


11 comentários:

  1. "Fico apenas com a curiosidade de saber se o retirar abrupto do pé do acelerador será o equivalente a uma travagem de emergência com a força máxima..."

    Eu é ao contrário - se pisar o pedal a fundo em vez de travar ... acelera e sai desastre.

    Quando usaram o centro do volante, onde estava a buzina, para pôr o airbag nunca mais a consegui encontrar numa emergência, tenho que olhar para o volante.

    Numa emergência está tudo automatizado. Andar a trocar as voltas à malta não me parece grande ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pisares a fundo no acelerador o efeito será o mesmo. :)
      Ter o airbag no volante não implica remover a buzina do mesmo sitio (o meu tem-no).

      O que chamas "automatizado" são comportamentos aprendidos... Facilmente se corrigem/adaptam (tal como alguém facilmente se adapta a conduzir um carro automático e deixar de carregar na embraiagem).

      Eliminar
    2. Desde que apareceram os airbags nunca mais tive a buzina no centro do volante. Num VW está abaixo do centro - se o volante estiver virado nunca sei onde está sem olhar.
      Quando quero buzinar para avisar alguém é certo e sabido que a mão vai para o centro do volante ... para nada, é melhor gritar.
      Não me parece que os comportamentos automatizados se corrigem/adaptem com facilidade - como, numa emergência, as reduções nas mudanças usando o pedal da embraiagem, para quem sempre usou mudanças automáticas.
      Mas não é preciso ir tão longe, basta a marcha atrás nos VW (para baixo, para cá, para a frente) para quem alterna com carros com outro sistema (para fora e para trás). Já me aconteceu, em manobras de parqueamento/inversão de marcha, ter que pensar e fazer figura de urso pela demora. Senão mesmo criar situações complicadas porque o que se queria fazer rapidamente, aproveitando uma abertura no trânsito, não se consegue.
      Entre os carros não há diferenças abismais, mas em algumas coisas, que envolvem situações de emergência como o sítio da buzina (para avisar, não para protestar) e a marcha atrás não devia haver nenhuma.
      "Ah, mas compra um carro com buzina no centro do volante e marcha atrás para fora e para trás!"
      E se tiver que usar outro carro, numa emergência cadê os automatismos?
      P.S. Quanto ao Leaf, como travar a fundo trava a fundo, esse aspecto está resolvido. Mas não me parece que quem se habitue ao e-Pedal tenha muita facilidade em passar de um carro para o outro.

      Eliminar
    3. Aires estou de acordo com a tua frustração. Na minha empresa, os carros são alugados. Cada vez que o carro é trocado de 1/2 em 1/2 ano, tenho que reaprender a configuração do condutor. E o que dizes na marcha atrás, acho que é o caso mais gritante, já que por vezes em manobras é necessário fazer a troca rapidamente, sob o risco de ficar atolado...
      As luzes, o sinal de emergência, os limpa.para brisas, entre outros são dispositivos que deveriam estar +/- equilibrados entre fabricantes. A normalização para aqui, parece mal vinda e injustificada... mais depressa adoptaram as luzes diurnas, por imposição estética e de moda, do que estes "pequenos" pormenores de segurança nas mãos dos condutores.

      Eliminar
    4. Aires, as caixas automáticas principalmente as mais recentes de dupla embraiagem (dsg na VW) estão bem desenvolvidas pois prevêm a necessidade do condutor tanto na aceleração como na travagem, se o condutor fizer um travagem brusca a caixa vai auxiliar fazendo reduções em rotações altas. Quanto às buzinas normalmente funcionam carregando no centro, pode acontecer um dos vários conectores estar avariado.

      Eliminar
    5. Engraçado, eu carrego na buzina sem ter que tirar a mão do volante. Antigamente tinha que tirar a mão do volante para carregar a meio deste, agora carrego nela com a palma da mão logo por baixo do polegar. É praticamente instantâneo, mas isto, deve ser do meu carro que é esquisito...

      Eliminar
  2. Independentemente da solução final não será aprovada, por questões de segurança e atitude/ mecânica humana tem de existir um travão que apenas serve de travão, já sabemos que em caso de emergência/ pânico as coisas ficam descontroladas e o tempo de reação é pouco por isso existe um pedal que serve apenas de travão e reage conforme a pressão exercida, apenas um pedal para fazer duas coisas opostas é perigoso.

    ResponderEliminar
  3. Mas o carro continua a ter pedal de travão. Simplesmente nao será necessário utilizar a não ser para travagens mais bruscas e rápidas. Nos carros elétricos actuais, a regeneração já é bastante forte, antevendo as manobras, raramente preciso do pedal do travão. Só mesmo para parar num semáforo ou rotunda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, nada de novo apenas publicidade.

      Eliminar
    2. Nao... ao contrário da desaceleração da regeneração (que já permite evitar o travão em muitas situações, como tinha referido) aqui o carro pára mesmo se levantares o pé. Numa situação de pára-arranca (bastante habitual para grande parte da população), conduzes apenas com um pedal.

      Eliminar
    3. Assim que tiver oportunidade vou testar melhor isso num vw e depois deixo o feedback.

      Eliminar