2017/07/06

OpenBSD vai criar kernel único a cada reboot


O OpenBSD está prestes a implementar uma técnica original para minimizar o impacto de vulnerabilidades, criando um kernel único para cada utilizador, e que muda de cada vez que faz um reboot.

Muitos dos ataques realizados hoje em dia tentam tirar partido do acesso a funções específicas do sistema, manipulando áreas de memória de forma a que o sistema interrompa o seu processo normal de execução de um programa e salte para uma dessas funções. Isso é algo que é facilitado quando um atacante sabe precisamente onde essas funções estão localizadas na memória, e que tem sido combatido usando-se uma técnica chamada ASLR (Address Space Layout Randomization) que vai variando o local de memória onde os programas são executados; mas que o OpenBSD decidiu levar ainda mais longe com uma nova técnica: o KARL (Kernel Address Randomized Link).

Com o KARL, o próprio Kernel é recriado a cada arranque do sistema, reordenando aleatoriamente a localização dos seus módulos internos, fazendo com que cada utilizador, de cada vez que arranca o seu computador, tem um kernel "fisicamente" diferente. Isto inviabiliza todo o tipo de vulnerabilidades que se baseie na utilização de endereços (ou offsets) conhecidos para tentar ganhar controlo sobre o sistema, pois cada computador será um caso único, com os endereços que funcionam nuns a não poderem ser replicados nos outros.

Claro que é pouco provável que isto signifique o fim do aproveitamento das vulnerabilidades, já que, como temos visto, há sempre quem consiga encontrar formas criativas de contornar todo o tipo de protecção que vão sendo implementadas - sendo provável que, mais tarde ou mais cedo, também se descubra uma qualquer técnica que permite ultrapassar este KARL. Mas até que isso aconteça, é um sistema que seguramente irá dar bastantes dores de cabeça aos hackers que o quiserem ultrapassar... Falta agora saber quanto tempo demorará para que Linux (e eventualmente o Windows) venham a replicar esta técnica.

3 comentários:

  1. Muito bom, está nova adaptação no kernel! Vamos ver o que vai dizer o Linus Torvalds. A Apple ainda é capaz de usar este sistema. A Microsoft não a vejo para aí virada! Mas os ventos da mudança da Microsoft podem fazer milagres acontecer!

    Obrigada Carlos por esta notícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um responsável da MS já disse que seria algo a considerar para o Windows... :)

      Eliminar